sábado, setembro 30, 2006

E que vontade de ter uma mão, outra, ali, aqui, sempre, para preparar um chá de limão quando a dor de garganta aperta.

E que vontade de deixar de ter estes ataques de-presença-de-ausência dicotomicamente destabilizadores que preenchem os-dias-as-noites.

o grande Mestre das palavras...

todos os dias escreve para mim...mas hoje também pode escrever para ti...
bjufa grande...


if you're gonna live
than live it up
and if you're gonna give
then give it up
if you're gonna walk the earth
then walk it proud
and if you're gonna say the word
you got to say it loud

if you're gonna build a house
make it a home
if you're gonna pull some weight
pull you're own
if you're gonna help
reach out your hand
if you're getting up
then take a stand

if you're gonna step
step on in
if you're gonna finish
you got to begin
dont't you fear
what you don't know
just let that be
your room to grow

you got to fight for your mind
while you got the time...

sexta-feira, setembro 29, 2006

TLG...

O Sr.Presidente autorizou ...
...Maria executa! (pt)

Até ao final da segunda quinzena de Outubro tenho de liquidar... dizimar... anular ... o que me falta do curso! (pt)

Operação...
" Dar Cabo Desta Cambada Que Me Quer Tramar!" (pt)

SDS
Over... (reticências...)

quinta-feira, setembro 28, 2006

Novas séries

Inicia-se hoje a série dias agitados: comecam as visitas, muitas visitas, todas de seguida. Estreamo-nos com visita Australiana (já estávamos com saudades), segue-se a família, que sabe täo bem täo bem, e fecha-se com a-visita-mais-desejada (sempre). A que sabe menos a visita e mais a vida, mas a vida mais preenchida. Como a vida näo pode parar e, sabe-se lá porque carga de água, tenho que continuar com o meu horário de expediente normal, lá vou deixando notícias. Por falar em carga de água: mas que falta se sentido de oportunidade, o da chuva.

Ando para aqui a pensar em comecar uma rúbrica dedicada aos livros. É que tenho a sensacäo que ando a falar demasiado dos meus sempre às mesmas pessoas que, salvo algumas excepcöes (Rita, esta é para ti), näo tarda muito já näo me podem ouvir. Vendo bem, vendo bem, eu até tenho falado dos livros... Mas väo chegar mais uns.

Turno da noite!

Neste momento estou a fazer o "turno da noite" com a Margarida!As outras discípulas do André Letria já desistiram por hoje (ou opção nº2 ... já têm o trabalhinho pronto!)
Eu para não variar... fui adiando ... estudando muitoooo bem o Scaryboard (adaptação das Anitas do Letria para storyboard!) ... e agora ... vésperas da entrega ... estou a executá-lo!!! O que resulta numa grande trabalhêraaaa!!!

Já vomito crocodilos, papel de guardanapo, e pastel por todos os poros!!!!

Mas pronto ... acho que não vou conseguir fazer as 13 situações propostas no meu Scaryboard!
Afinal ... tenho de fazer justiça ao nome que por lá já tenho ...
Quando chego, já atrasada uns 40 minutinhos (depois de arranjar bom lugar junto á Sé e de ter de fugir ao polícia de trânsito, é claro!) ... fazem questão de dizer - em semi coro... - "Olha a Fadista!!!" (... sendo porém que eu ainda nem cantei nada de mais ...Vá! Pronto ... um "Menina das tranças pretas"... mas era porque vinha mesmo a calhar!!! )

Mas pronto...
aqui vou eu, A Fadista, de volta para o trabalho úrduo (como o outro dizia...)

quarta-feira, setembro 27, 2006

Trabalho entregue. Tempo para respirar. E estou tanto numa de me diluir na Dinamarca mantendo o meu mundo, que, depois da festa de Christiania de ontem* (100% Dina), me deu para ouvir rádio. Comecei pela Oxigénio, mas aquilo já näo anda bem a minha praia. E näo é que, pela graca do Senhor, nos chega ao norte a Marginal online?!

(E dou por mim a reviver o trânsito diário da segunda circular. Uma grande percentagem dos meus últimos 6 anos (excluir o anterior da análise) passou-se na segunda circular. Sim, na segunda circular. Assumo-me como suburbana de nascimento.)

*Ainda näo vos falei do arraial de trance. Cheguei à comunidade e, nas ruas escuras de terra batida, vi-me no meio de um autêntico arraial de Santo António, sem bailarico mas com jovens e velhos improváveis a dancar ao som do que o grande parte do mundo considera näo-música. Com fogueira e bidäo a arder, mas com os mesmos enfeites a unir os postes e árvores.


Passam-se dias e dias mergulhada na estatística, em frente a um computador. Intervala-se com jantares com amigos, conversas banais, filmes fúteis, filmes intelectuais, livros, aulas de Dinamarquês (ui). Mais um dia, quase o último dia. Tanta matemática e o sangue nas pernas já näo circula, fim do dia e tenta-se a ginástica em protesto com a cadeira. Tudo isto em jeito de rotina, de comodismo, apatia. Mas, de repente (näo mais que de repente), chega a energia. E há o aniversário de Christiania. Banho rápido, corrida para o metro e fui mudar de mundo. Por umas horas. Ciência? Moda? Computador? Bens materiais? Por umas horas, paz e velas.

Bom dia, Alegrias!!!


LOL!!!!
Hoje ...
TOU MÁZINHAAAAAA.......

and so it is...

And so it is
Just like you said it would be
Life goes easy on me
Most of the time

And so it is
The shorter story
No love, no glory
No hero in her sky

I can't take my eyes off of you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes off of you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes...

And so it is
Just like you said it should be
We'll both forget the breeze
Most of the time
And so it is
The colder water
The blower's daughter
The pupil in denial

I can't take my eyes off of you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes off of you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes...

Did I say that I loathe you?
Did I say that I want to
Leave it all behind?

I can't take my mind off of you
I can't take my mind off you
I can't take my mind off of you
I can't take my mind off you
I can't take my mind off you
I can't take my mind...
My mind...my mind...

'Til I find somebody new...

terça-feira, setembro 26, 2006

A nacionalidade

O assunto surgiu em conversa com amigos. Todos moramos fora de Portugal – neste caso, todos em Copenhaga -, e todos temos muitos amigos portugueses aqui. Cosntatacäo: na hora da programacäo social, seja com antecedência ou de improviso, decisäo em cima da hora, o telefone e email procuram sempre contactos portugueses. E aqui comecou a discórdia, a divergëncia de opiniöes.

Eu gosto muito de morar aqui. Gosto da cidade, do dia-a-dia, do trabalho e do descanso, dos cafés e dos bolos, do Veräo e da neve (se disser Inverno todo o meu discurso perde credibilidade, eu sei). Mas também gosto muito de Portugal – näo só do espaco físico, mas de tudo o que constroi Portugal. Vim parar aqui por acaso, por oportunidade. Näo vim para negar ou fugir de nada. E, esteja onde estiver, gosto de ser eu, de continuar a ser eu. Näo fecho os olhos a nada, näo deixo de ouvir, de conhecer, entender, aprender. Näo deixo de viver – tudo o que é novo ou diferente, desde que goste, é também bem vindo. Mas näo ando na vida como em acontecimento cultural, näo vivo as relacöes como quem se passeia pelas emocöes e sentimentos, e näo observo o mundo como quem está no jardim zoológico. Vivo de amigos, com amigos. E os amigos, quando novos amigos, surgem. Näo se procuram, näo se forcam. Surgem independentemente da nacionalidade.

Näo escolhi os amigos por serem portugueses. Acredito que ninguém escolha estar comigo pela mesma razäo. Mais: amigos de outras nacionalidades também näo faltam, o que falta, no mais das vezes, é a vontade de uma tarde ou noite descontraída com estes amigos, que säo, nos meus casos, menos amigos, ou amigos de outra maneira. Porque säo diferentes, falam de coisas diferentes ou riem de maneira diferente. E quando quero amigos à volta näo é para aprender como vivem os dias, mas para viver os meus como quero, como gosto. Se calhar gosto da vida de amigos em Portugal. Eu sou eu e as minhas circunstâncias. Aqui.

segunda-feira, setembro 25, 2006

The bookseller of Kabul


Näo é um romance. Näo é um livro fantástico, literatura que fascina. Näo é sequer um documento aprofundado da sociedade Afegä, do país, da história. Mas é um murro no estômago. Pelos detalhes, pela descricäo da vida.
A mulher näo é um ser humano. Näo é um ser humano inferior, menor, mal tratado. É meio ser humano. Objecto que trabalha, que näo tem direitos, näo escolhe e näo decide. Vende-se - é vendida.
A vida é um jogo de poder. O quotidiano, uma ginástica de hierarquias. A vida näo vale por si só: respirar, sorrir, comer, andar, conversar - tudo acontece por acaso. A felicidade näo existe, näo se conhece - näo se procura.
Regras, normas, castracöes, obrigacöes. A vida mascarada pela moral. No final da última página, fica isto: o desejo de amoralidade.

...

domingo, setembro 24, 2006

Update

O acontecimento da semana (do mês?) passou a ser o conhecimento de uma visita que se adivinha. Claro que, com a euforia, felicidade, boa disposicäo, espectativa, enchi-me de inspiracäo e estou a dar cabo deles. Dos números, claro, da estatítica, das fórmulas e deste programa assustador. E a energia vai crescendo em funcäo exponencial. Tudo isto porque amor vem aí.

a minha vida será ... tipo ...

sábado, setembro 23, 2006

tá bonito,tá?!

Ontem, num mega jantar surpresa para a menina Elmira ... um dos seus amigos perguntava-me ... "Quais são os teus vícios?" Isto, escusado será dizer...a propósito do meu hábito fumador...

Hoje dei por mim a pensar novamente ... e afinal... o que são vícios ???!...
Será somente aquilo que nos deixa a ressacar ... ou aquelas coisas que temos por hábitos e dos quais gostamos?... ora ... ainda que para muitos o tabaco seja um vício ... eu prefiro chamar-lhe um hábito! É verdade...!
Posso até nem negá-lo como um vício ... mas o facto é que sobrevivo bem sem fumar ... e mesmo que fosse uma pessoa mais saudável não fumando ... eu gosto ... muito ... de fumar! Perguntaram- me se todos os meus cigarros me sabiam bem ... pois espantem-se ... sabem sim! (O que não é o mesmo que dizer que depois mais tarde não me sinta lá muito bem ... porque ás vezes acontece ... mas a verdade é que enquanto fumei ... me soube bem!!!)

Bem continuando...afinal o que são vícios?! Alguém sabe?!

Adoro dormir ... será um vício?
Gosto de boas jantaradas ... serei viciada?
Gosto banhos longos (pois bem sei que não é ecológico...por isso não o faço tanto gostaria...)
Gosto de estar, ver e ouvir as pessoas de quem gosto...
Também gostos das minhas rotinas...PRONTO!!!!EU GOSTO! Preciso do meu tempinho, ... sozinha!

Eu sei lá mais! Gosto de tanta coisa...

Mas sendo então um vício algo pelo qual, caso não se tenha, se fique a ressacar... eu devo ser viciada em tudo o que gosto!... Declaro-me uma pessoa doente ...

Fico a ressacar se não durmo o quanto gostaria...

Fica monga se não tenho um bom convivio e uma jantarada volta e meia...

Fico desstressada com um banho longo...

Fico triste se não oiço, vejo ou estou com as pessoas de quem gosto...

E fico muitoooooo irritadiça se não tenho o "me time"...

Basicamente ... gosto, e tenho podido a maior parte das vezes, fazer aquilo...QUE GOSTO!!!

Dra Ruth... que faço?!

Serei só eu uma pessoa tão viciada, que deve ser ostracizada pela sociedade contemporânea ... ou afinal ... os vícios ... são, mais do que muitos imaginam, parte integrante da vida de todos os comuns mortais???
...e esta, hein?!

Está qualquer coisa errada

O momento mais feliz - de plena euforia, arrisco - da minha semana foi quando consegui fazer um univariate procedure sozinha. (Agora mesmo). Também näo sei bem o que isto é. Mas, depois dos festejos e sorrisos de realizacäo, passou-me pela cabeca que há qualquer coisa de estranho nos meus dias. Encerramento diário total, ora no escritório, ora em casa - e chamo a atencäo para os dias de sol esplendoroso que se vivem em Copenhaga (em Copenhaga. Sol. Estas duas palavras juntas säo, por si só, um acontecimento). 90% do tempo útil com os olhos num ecran de computador. E depois isto: a felicidade vem com uma média, desvio padräo, quartis e sei lá mais o quê. Preciso de ajuda. Sou a Sara e tenho um problema.

sexta-feira, setembro 22, 2006

In the mood for love



He remembers those vanished years. As though looking throusth a dusty window pane, the past is something he could see, but not touch. And everything he sees is blurred and indistinct.

gold to me...


E...hoje quando cheguei ao meu chumbinho...a mais linda surpresa de todos os meus tempos...ele estava coberto, por lindas flores... pequeninas... em tons de rosa e branco!...
( que ficavam lindamente com o prateado do chumbinho!!!...é preciso gosto, tá?!)
Amei...
Obrigada...



"I've been fooled before...
but now i know...
I've made the mistake in the past...
but now i know the difference...
from gold and brass..."

quinta-feira, setembro 21, 2006

Mudar de vida...

...é conhecer coisas, pessoas e lugares novos!

...é chegar ao ponto do chão do pátio do prédio (onde tantas horas se passaram)...ser arrasado por um martelo pneumático....e agora estar lindão!!!

....é mudar de casa!!!

...é fazer agora...o que antes nunca dava tempo!

...é prometer ás amigas que se o a longo prazo resultar...elas terão direito a "perninhas de rã" todas as 4ªs e 5ªs! (promessa aqui fica feita!!!)

...é começar coisas novas e perder velhos hábitos!

...é fazer novos amigos, sem perder os que se tinha!!!

...é lermos coisas como

"O Amor é como a relva...Tu plantas...Ele cresce...e depois vem uma vaca e acaba com tudo!"

...e conseguir rir muito!

quarta-feira, setembro 20, 2006

Ainda me vou arrepender


Eu juro que normalmente até gosto do que faco. Näo digo muitas asneiras e o dia passa-se, mais lenta ou rapidamente, relativamente bem. Mas depois vem a estatística e - pior! - a programacäo. E tinha logo que me acontecer ter um gordäo-fornecedor-de-chocolates disponível num dia destes. Este exemplar transporta nada mais nada menos que 400 Kcal (arredondado, que farta de precisöes numéricas estou eu; para baixo, que quero ver se aguento o ânimo - sem culpa - até ao fim do dia). Transportava, que agora já estäo todinhas em minha posse.

Planos furados?

Ainda me däo cabo dos alunos...

(que até Janeiro a coisa se resolva)

É só para dizer...que...VOLTEI!!!

Já "Tou de volta"!!!!
Foram umas férias pequeninas, mas muitooooo boas!
Cracóvia...Praga...e Viena!
Foram poucos dias...mas o suficiente para saber que quero voltar!...em breve!
"Fotos"...para mais tarde! (ainda ando a "edita-las"!) - no blog da trolhice!

aqui vai um beijo grande para as minhas lindas....CHUACA!!!!
tenho saudades vossas!e tá dito!


já começei o meu cursinho e está a ser muito giro!!!estou a prepara a lenda de Timor...vamos ver no que dá! será publicada pelo Natal!!!LOL

Agora tenho de voltar...depois trago mais noticias!

segunda-feira, setembro 18, 2006

Rebentando

Deve haver uma explicação científica. Há dias em que estamos bem, contentes, felizes, distraídas, outros em que estamos menos bem, um problema, uma tristeza, saudades pelo meio. Mas há dias - e que dias, senhor, que dias! - em que, reacção a qualquer estímulo invisível e inesperado, não se aguenta. Acreditem: não-se-aguenta. Estou num desses dias. Estou a explodir, vou rebentar de saudades. Queria estar ao lado de algumas pessoas. Queria estar em certos sítios. Tenho que ouvir certas vozes. E depois há a p*** da dificuldade geográfica. A última vez que me deu isto voei disparada para Lisboa. Hoje não deu - nem vai dar nos próximos tempos. Não fossem as facilidades de comunicação e aquelas vozes que sabem sempre aparecer na hora certa...

Vício

Bangkok, Tailândia


Assentei arraiais há umas semanas e já comeco a planear as próximas. Sempre quis estabilidade e sossego na vida e viagens e mundos novos nas férias. A vida dá umas voltas e vejo-me com casa nas férias e o Mundo no dia-a-dia.

domingo, setembro 17, 2006

Hoje, enquanto passeava com uma amiga (muito domingueiramente) pelas ruas de Copenhaga, cruzei-me com uma Japonesa de máquina fotográfica em punho. Ao nosso lado passava um Dinamarquês muito grande muito loiro muito tudo, numa das mãos qualquer alimento muito grande que comia muito sofregamente, noutra uma trela que o segurava a um cão também muito grande e muito peludo (muito giro, o cão). Eis senão quando, Japonesa (também ela muio Japonesa), prepara máquina e começa a disparar. O alvo: o cão. Enquanto o dono esperava, distraído da máquina e concentrado na ingestão, o cão esperava pacificamente - sentado - o final da sessão fotográfica. Tudo isto foi muito rápido - eu e minha amiga continuámos a nossa marcha para a Bossa Nova - e nunca mais pensei na Japonesa e na sua máquina fotográfica. Depois de umas semanas na Austrália e do resto da vida por aí, um Japonês só se estranha se não tiver pelo menos uma máquina fotográfica na mão. Mas agora, algumas horas volvidas, cheguei a casa e abri o Arroz. Tanta informação fotográfica da nossa amiga prp no Japão (!!) soou-me a doce vingança de todos os Japoneses com quem nos cruzamos a ver o Mundo através de uma objectiva. Achavam eles que íam dominar o Mundo, que nos atacavam no Ocidente com a tecnologia de ponta e não tinham um sequer representante do nosso lado da vida. A ver se não vos roubamos as paisagens também, humpf.

Alta velocidade

 Posted by Picasa

Os templos



 Posted by Picasa

Quase-Quimonos


 Posted by Picasa

Museu ao Ar Livre, Hakone



 Posted by Picasa

sábado, setembro 16, 2006

Prazeres solitários

Tarde de sábado em casa. Cozinhar para amigos rodeada de música. A música de outros tempos, a música que foi vivida a meias, a trios. Estou no meu momento, prazer solitário. Que seria "täo prazer" - mais "prazer" - com quem sabe a música como eu. Anos e anos depois e está sempre na memória. Os melhores anos.

All of the sudden, she disappears
just yesterday
she was here
can some one tell me if I am sleeping
'cause some one
should be here with me now

O Dia em Hiroxima




 Posted by Picasa

A Noite em Hiroxima




 Posted by Picasa

A Vida de Hiroxima




 Posted by Picasa

Pelos mercados de Takayma




 Posted by Picasa

Momento Gótico, Tóquio



 Posted by Picasa

Encontro Tuga, Jardins do Palácio Imperial, com a devida vénia ao novo herdeiro, Tóquio


 Posted by Picasa

Com muito chá...




 Posted by Picasa