quinta-feira, janeiro 19, 2006

Around the World


Propöem-me que, durante os próximos três anos da minha vida, vá passar umas temporadas por outros países. A bem do projecto, entenda-se. Um mês aqui, outro ali, Londres, Holanda, States. Uma pessoa gosta de viajar e até fica entusiasmada com uma conferênciazita ou cursito em cidades que näo conhece. Mas viver é diferente. Senäo vejamos:

a minha pessoa, no último ano, andou a saltitar de um lado para o outro. Excluímos Cabo Verde, a viagem-mais-fantástica-mais-perfeita-e-tudo-e-tudo, e morei mês e meio em Copenhaga, 2 e meio em Lisboa, 2 em Berna e vá de voltar a Lisboa, e agora, sem saber como nem porquë (porquê até vou sabendo...), aqui estou de novo na Escandinávia. Cada mudanca implica novos hábitos, nova casa, novos amigos e nova rotina. Na adpatacäo näo se pensa - mas no fundo é tudo isto. Todos estes saltos na vida foram acontecendo, sem previsäo nem escolha, como väo acontecer os seguintes. Nunca desejei, sequer pensei, em nada disto. Pelo contrário, o que eu queria era amor, filhos e uma casa com vista pela cidade... de Lisboa. Era o Expresso na esplanada da Graca, o Público no Adamastor, um hamburguer no Monumental a correr, antes do filme que apetece. Voltas e voltas na vida e vim parar aqui - onde anda a estabilidade com que sonhava?

Vou pensando nisto de vez em quando, quando näo consigo evitar, e só por um bocadinho. Rapidamente chego a uma simples conclusäo: vai vivendo e näo penses. Näo penses, näo penses. A vida como ela é. Segundo o Vinícius, a vida era lenta e doce na praia de Itapoan. Lá chegaremos. Até lá, vai sendo por aqui - ou pelo Mundo.