domingo, dezembro 17, 2006

Vizinhança


Copenhaga é uma cidade pacífica, calma, segura. Nunca há grandes emoções por estes lados. Mas há uns jovens que, desde há muitos anos (suponho que os jovens vão mudando), ocupam uma casa que não lhes pertence. Pintaram a casa de preto, fecharam as janelas, grafittis aqui e ali, fazem umas festas, bebem muita cerveja, não tomam banho. But in a lovely day a casa é vendida a uma ceita qualquer, os jovens recebem ordem de despejo, não saem - claro -, e dá nisto.

Uma cidade inteira para viverem e fazerem a festa. Tinha que ser aqui ao lado: jardins a arder, lojas partidas, fogo em cada canto, polícias muito grandes e muito vestidos de azul, indivíduos com aspecto que facilmente assusta uma menina (como eu). E eu no meio disto.

Já não me bastava o vizinho de cima a protestar com o barulho. Tinha que ter uns vizinhos do lado que não se conforma com uma sociedade pacífica e um país que lhes dá tudo. E que fazem mais barulho que eu.

2 Comments:

At 4:45 da tarde, Blogger Maffa said...

Oi Sara. Ontem com as explicaçoes do Mikkel fiquei a saber que os Jovens embora rebeldes e punks estavam nessa casa há 20 anos que era pacificamente cedida pela câmara municipal para eles se ocuparem com coisas culturais, concertos e festas, teatro, etc...
Eles nao ocuparam a casa ilegalmente. Mas a Câmara de uma dia p o outro decicidiu deixar de os apoiar. E acabou-se a papa doce. Ou seja... até compreendo a furia dos rapazes. Claro que perderam a razao com a selvejaria de ontem.
Mas afinal o país que apoiava todos está a transformar-se num país de apoiar os que sao iguais a todos.

 
At 11:41 da tarde, Blogger prp said...

Afinal os cortes orçamentais não acontecem apenas em Portugal.

 

Enviar um comentário

<< Home