A IDEIA DE EUROPA
"A Europa é feita de cafetarias, de cafés. Estes vão da cafetaria preferida de Pessoa, em Lisboa (sublinhado nosso), aos cafés de Odessa frequentados pelos gansgsters de Isaac Babel. Vão dos cafés de Copenhaga (sublinhado nosso), onde Kierkegaard passava nos seus passeios concentrados, aos balcões de Palermo (...)".
George Steiner, no seu ensaio " A Ideia de Europa " oferece cinco axiomas para definir a - sua - Ideia de Europa.
Brilhante.
1 - Os cafés - achei genial a referência, sobretudo, quando entre eles encontrei, escondida, a Brasileira. Ter a percepção de que um "pensador" - como é Steiner - nascido em Paris de pais austríacos e que viveu por Inglaterra e pela Suiça, tenha descoberto Pessoa e o cite numa das suas reflexões é absolutamente delicioso!
2 - A paisagem geográfica da Europa, ou seja, podemos atravessar a Europa de lés-a-lés, porque as adversidades e clivágens do solo, salvo raríssimas excepções, não são insuperáveis...
3 - Os nomes de praças e ruas da Europa que aludem sempre a personagens que fazem parte da sua História e Cultura! - O lugar da memória.
4 - A nossa descendência dupla de Atenas e Jerusalém.
5 - A ideia de fim intrínseca a qualquer um que se diga europeu!
Uma obra genial - no tratamento que dá a todos os referidos axiomas, ainda que não concorde na totalidade com o último, aliás se concordasse com Steiner teria de admitir - ou pôr em hipótese - o fim da Ideia de Europa e isso é um, aliás, o pensamento que, definitivamente, não se pode - ou deve - ter, sob pena de tudo descarrilar! - e, acima de tudo, muito a propósito, por sinal, estabelece a simbiose perfeita entre um apetitoso café numa Lisboa não distante de uma Copenhaga, algures numa Ideia de Europa...
Beijo
1 Comments:
Ora e assim se vê muito bem que é feriado em Portugl! Muito bem, muito bem. Já agora, em que cafés anda a amiga prp? - que é como quem diz: novidades??
Enviar um comentário
<< Home