domingo, fevereiro 18, 2007

Amesterdäo


Ao princípio, porque se espera, o choque näo é grande. A chegada a Amesterdäo, ainda que logo pela manhä, é banhada com a visäo de mulheres nas montras de ruas e ruas. Mulheres gordas, magras, feias, velhas, novas. A fealdade destas mulheres é quase obscena, e as primeiras impressöes tentam sempre encontrar o que esperavamos de uma cidade.


Comecamos a descobrir as ruas, os canais, os mercados e os cafés, restaurantes e mais cafés, e a tarde chega ao fim. Entretanto o distrito vermelho enche-se de turistas e, com eles, as mulheres nas montras multiplicam-se. E agora já há, entre as feias e agressivas, mulheres bonitas, mulheres muito novas. As cortinas abrem-se e fecham-se a uma velocidade virtiginosa e as negociacöes, de täo rápidas e eficazes, passam quase despercebidas. E, de repente, provalvente motivada pelo menos nobre dos pensamentos, fico sem saber o que pensar, fico a sentir o ambiente, a situacäo, a realidade... no estômago. Näo é a liberdade, a legalizacäo, a abertura ou a transparência que ponho em causa. Näo julgo trabalhadoras ou clientes, näo me choca o ambiente de sexo. De repente, apercebo-me da escolha, percebo a venda do corpo e a falta de sentimento de posse da pele, da carne, da vida de cada uma destas mulheres. Há sempre outra escolha, e aqui, mundo transparente e limpo, cada uma destas pessoas decidiu este caminho. Senti o mundo diferente do meu. E, de repente, deixei de estar confortável e passiva com o que via.



Mas esta é uma pequenina parte de Amesterdäo.

3 Comments:

At 8:48 da tarde, Blogger gAnDaMaLuKo said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 8:49 da tarde, Blogger gAnDaMaLuKo said...

Essa é mesmo uma pequena parte de Amsterdão. Tens tanta e tanta coisa para ver, que perder tempo em canais, com os mercados e os cafés, restaurantes e mais cafés, torna-se ridículo.
Quanto à "venda do corpo", deixa-me que te diga que não sai barato a ninguém. E se passares uma noite em Amsterdão, aconselho-te a ir ao Hoerenbuurt (o Red Light District) a partir das 4 da manhã. Verás que não há uma única mulher feia nas montras.

 
At 2:30 da manhã, Blogger Maria Arroz said...

Querida Sara:
Mantem o roteiro dos canais,cafés e mercados!
4 da manha já não são horas para uma menina como tu andar na rua!
Além de tudo isto, deixa lá as moças estarem nas mon(s)tras, pois é melhor do que aquilo que temos por cá!
No sabado ia sendo atropelada por um tótó que ficou a olhar, pasmado de boca aberta,para duas moças trabalhadeiras do outro lado da estrada!Se elas estivessem numa montra,tudo tinha sido mais simples!
(para que não se comece a especular sobre o assunto, eu estava na Av da Liberdade!)

 

Enviar um comentário

<< Home