sexta-feira, agosto 17, 2007

Livros

Apercebi-me que nunca perco a capacidade de me maravilhar com um livro. Por mais que leia - ou talvez a cada livro que leio -, näo deixo de me surpreender quando, sem saber muito sobre o que estou a comecar a ler, mergulho em páginas, pensamentos, enredos, palavras ou mundos que me fascinam. E tudo isto pode acontecer com livros muito, muito diferentes. (Esta sequência de banalidades e lugares comuns tem um objectivo, acreditem).

Nas últimas semanas passei por uma mistura de história, política e ficcäo (Império, de Gore Vidal), pelo humor Britânico do início do século XX (The inimitable Jeeves, P.G. Wodehouse), pelas entranhas de África (Things fall apart, de Chinua Achebe), e agora The End of the Affair* (Graham Greene). E é sobre este que vou falar a seguir. Porque estou maravilhada.

* Cheira-me que o livro vai ficar guardado carregado de valor sentimental. Foi comprado no Portobello Road Market, em Notting Hill, a 3 libras e em boa companhia. Gracas à Rita, que me fala de livros que me ficam na cabeca - e näo descanso enquanto näo os leio.