sábado, setembro 01, 2007

Eslovénia

No mapa da Europa entre a Itália, a Áustria, a Croácia e a Hungria, encontramos a Eslovénia, um pequeno país com 20.000 km2 e 2 milhões de habitantes.

As cidades espalham-se entre a densidade da floresta, a forte vegetação e as íngremes montanhas alpinas.

Ljubljana (a capital), Bled, Postojna, Piran e Portoroz (estas duas cidades na costa) foram-me apresentadas por quem lá nasceu, vive, tem muitas histórias para contar sobre os lugares, os hábitos, os costumes, as travessuras da meninice e da adolescência, os sonhos, os amigos, a família, a política, a História, os poetas.

Em Ljubljana, foram muitas as conversas junto da Praça Preseren, com a imponência da Stolnica (catedral) e a originalidade da Tromostovje (ponte tripla). As fotografias do Grad (castelo) sucederam-se a um ritmo alucinante. As ruelas foram atravessadas com curiosidade e os cheiros do mercado matutino no centro da cidade apreendidos com muita intensidade. O regateio no mercado de antiguidades marcou a manhã do Domingo soalheiro.

Em Bled, dominou a imagem central do lago com um velho castelo no topo do rochedo. Muito pitoresco.

Em Postojna, as estalactites e estalagmites que se estendem ao longo de quilómetros de grutas desvendadas deixam uma imagem impressionante da riqueza natural do País. Os carros eléctricos que conduzem ao centro das grutas lembram as aventuras de Tintin ou de Indiana Jones.

Na costa, Piran e Portoroz trouxeram paz, o Mar Adriático, o calor da noite, um jantar caseiro magnífico e muito descanso.

Thank you all for all. Thank you Kris. Thank you Boris.

2 Comments:

At 10:24 da manhã, Blogger prp said...

As costumadas fotografias estão ainda em revelação.

 
At 1:27 da manhã, Blogger DM em Caracas said...

Pronto, era o k eu ia perguntar...

 

Enviar um comentário

<< Home