sábado, dezembro 03, 2005

Queridas amigas,

eu tenho muitas muitas saudades vossas, mas também se vai estando bem por aqui, muito obrigada. Queria os nossos cafés e conversas e risos e parvoíces, mas por aqui também não se tem ficado muito parada em casa. Queria não morrer de frio e não congelar-descongelar os pés, ver mais o sol e andar mais despida, mas por aqui vamos deixando de pensar muito no assunto, e cá-se-vai-andando, com a cabeça entre as orelhas. Conculíndo, estou bem, óptima e feliz em Copenhaga. Falta por aqui muita coisa, partes da minha vida que estão em Lisboa. Faltam vocês.

Pára tudo: as conclusões chegaram antes da hora. Voltemos atrás:
está muito muito muito frio. Eu e o filha-da-mãe do vento não somos particularmente amigos. Mas a cidade está linda, linda. Linda, linda.
É Natal, e - como diz a Rita e seu Jacinto - o Natal tem, agora, ainda mais significado. My beloved Portugal, here I go. Mas uma coisa é ter significado e tal, eu estar desejosa e a contar os dias. Outra... são as decorações de Natal em casa, os presentes com a mãe, a euforia da família durante (o caos) os preparativos. Isso não temos, e temos pena. De maneiras que nos vamos contentado com luzes e árvores, decorações e músicas pela cidade. Cervejas, bolos, festas e músicas (a repetição é propositada) de Natal. Tradições de povo-nórdico-não-católico - isto é giro, vou avisando (mas depois conto tudo) - e grupos de Pais Natais bêbados pela noite dentro (já vos expliquei que a cidade se transforma à sexta e ao sábado à noite? Juro com os pés juntinhos que um dia destes até vi um polícia. Dentro do carro, cirenes com ele.) E assunto de Natal, por enquanto, arrumado.

De dia vai-se trabalhando e passeando. Museus é comigo. Para as duas: o que vocês me vão gostar destes museus, minha-nossa-senhora. Para além de museus temos livrarias lindas, lagos e mais lagos, cidades nos arredores muito engraçadas, sim senhor, e uma noite que o pessoal até aprecia.

Chegando aqui - à noite: temos casas de amigos e jantares e copos, bares e disconights, conversas e dançarias, e três míseras horinhas de sono. Vai daí, neste preciso momento em que vos escrevo, minhas amigas, os olhos já fecham e a cama está aqui mesmo mesmo ao lado... a chamar.

Saudades, muitas saudades