domingo, outubro 08, 2006

2020


Outubro, 2006

O Sábado solarengo convidava a um passeio pelo Chiado.

Ao almoço tardio no Oriente-Chiado, condimentado pela conversa simpática com o Chef, seguiram-se passadas lânguidas pela toponimia do 28.

Na essência, a Cidade tem imensa luz, história, beleza, mas encontra-se num estado de degradação absolutamente inadmissível.

Em boa hora, foi apresentado o projecto para a Baixa-Chiado, que pretende requalificar esta zona histórica de Lisboa até 2020.

O Projecto

Como informam os matutinos, os objectivos do Projecto passam por reduzir o trânsito e chamar mais pessoas para a zona através do comércio, lazer e actividades culturais.

O Terreiro

O projecto propõe um novo Terreiro do Paço, com "uma presença reforçada do sector público nas zonas mantidas para escritórios", apostando nas actividades de comércio, hotelaria e restauração. O plano propõe a instalação de um hotel de cinco estrelas no quarteirão poente do Arco da Rua Augusta, ocupando "os dois edifícios contíguos que completam o quarteirão, um virado à Praça do Comércio, onde está insta lado o Ministério da Justiça, e outro com frente para a Rua do Comércio".

O Trânsito

Diminuir o trânsito na Praça do Comércio em cerca de 75 por cento é outro dos objectivos do projecto, o que deverá passar pela eliminação da circulação nas faixas laterais. O projecto propõe a constituição da Circular das Colinas, "constituída por um conjunto de vias já existentes, a completar por um conjunto de trechos em túnel” como forma de privilegiada de acesso aos bairros históricos.

O Comércio

O projecto de revitalização da Baixa-Chiado passa também pela criação de "um centro comercial a céu aberto" nas ruas da Vitória e Santa Justa, cujas lojas deverão ter horários mais alargados.

A Cultura

O projecto defende igualmente o desenvolvimento de um "pólo cultural e de actividades criativas denso", que inclui a expansão do Museu do Chiado, ocupando o Convento de São Francisco, o que obrigará à saída "total ou substancial" do Governo Civil e da PSP daquele local. Os conventos de São Francisco, Corpus Cristi e do Carmo, e o edifício do Tribunal da Boa-Hora, bem como os que integram o quarteirão da pastelaria Suíça foram eleitos como "edifícios estratégicos" a recuperar.

A Zona Ribeirinha

A requalificação da frente ribeirinha, outro dos objectivos do plano, inclui a construção de um novo terminal de cruzeiros e dos edifícios das Agências Europeias de Segurança Marítima e Luta Contra a Droga. Foi ainda contemplada a construção de um colector ao longo da margem do Tejo, "que vai permitir recolher os esgotos da zona central de Lisboa evitando o lançamento das águas poluídas ao rio no Cais das Colunas".

Os €s

O projecto de revitalização da Baixa-Chiado vai custar 4.445 milhões de euros, dos quais 682 milhões de euros serão investidos entre 2007 e 2010 e os restantes 463 milhões de euros entre 2011 e 2020.

Outubro, 2020

O dia solarengo convidava a um passeio pelo Chiado.

Ao alomoço tardio no (Oriente-)Chiado, condimentado pela conversa simpática com o Chef, seguiram-se passadas lânguidas pela toponimia do 28.

Na essência, a Cidade tem imensa luz, história, beleza (e longe vai o tempo em que se encontrava num estado de degradação absolutamente inadmissível).

Em boa hora foi apresentado, em 2006, o projecto para a Baixa-Chiado, que pretendeu requalificar esta zona histórica de Lisboa.

Fonte: Lusa

2 Comments:

At 11:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Paseio gostoso...

 
At 11:40 da manhã, Blogger DM em Caracas said...

O projecto é mesmo muito giro! E a equipa muito capaz de o levar por diante.

 

Enviar um comentário

<< Home