terça-feira, agosto 07, 2007


Para o africano - e näo só. Devoro páginas.

Adenda: O livro foi recomendado há uns dias por um colega Africano, do Gana, com quem näo me canso de conversar. Na minha ida à cidade durante o fim de semana consegui encontrar a Chinua Achebe em inglês, sou uma sortuda. Desde aí, näo consigo parar. As profundezas de África e as suas tribos, rituais, crencas, tradicöes. Homens com muitas mulheres, muitos filhos, poder. E a leitura vai sendo floreada e enriquecida com as histórias do meu amigo dos Camaröes que, recém-casado, lutou com o pai pelo direito de escolher a monogamia. O pai, que tem 17 filhos, uma mulher oficial e mais duas ou três com quem näo se deu ao trabalho de casar, acha que o filho devia demonstrar a sua escalada socio-económica com mais do que um casamento. Mas este meu amigo diz que é um homem moderno, do presente e do futuro, um cidadäo do Mundo. Ainda que tenha casado com uma rapariga da aldeia que näo via há 4 anos e que nunca foi sua namorada. E que refute constantemente a nossa (minha?) visäo do amor.

5 Comments:

At 11:06 da manhã, Blogger fonzie said...

Nórdica, amiga de amiga e trolha, tentei clicar em cima do livro mas inesperadamente não deu para ler.

De qualquer das formas lamento informar que não tenho bons hábitos de leitura, vou procurar um bom resumo para depois poder fingir que li.

Viva o Okonkwo! (cá pra mim ele morre no final).

 
At 11:09 da manhã, Blogger sara said...

Näo me digas isso que eu comeco a gostar dele e tudo. Quase esqueco que trata mal as 3 mulheres e bate nas ninhadas de filhos que vai tendo...

 
At 10:47 da tarde, Blogger fonzie said...

Sim... pela tua descrição parece adorável! ;) No final do livro tens que contar o que aconteceu.

 
At 9:24 da manhã, Blogger sara said...

Conto tudo, prometo. Tudo para näo cansar olhos amigos.

 
At 10:33 da tarde, Blogger Maffa said...

tb quero ler esse livro :)!!

 

Enviar um comentário

<< Home