domingo, outubro 28, 2007

Dans mon île ...

Não percebo porque gostam as pessoas de magoar os outros...
Todos vivemos de reacções, sendo que uns reagem mais e outros reagem menos..
Como é sabido, eu sou do género de pessoas que reage mais...estou viva.
Com esta maneira de ser, vem também uma boa dose de impulsividade que tenho tentado controlar...mas que às vezes me ultrapassa...
Para o bem e para o mal, sou assim...
Não consigo levar a vida de ânimo leve, porque ela já me tem sido muito pesada nestes poucos anos de vida..Preciso sempre de, pelo menos tentar, compreender o que se passa.
Para mim, estar assim na vida é uma maneira de tentar encontrar algum ponto de equilíbrio e de segurança. O ridículo da coisa é ter precisamente a noção que não sou eu que controlo a vida, mas sim que é ela que me controla a mim. "a vida tem planos para mim"...custa-me muito não saber quais são...
Mas é precisamente por haver tanta coisa fora do meu alcance, que eu preciso de (complicadamente) tentar compreender.
Continuo a acreditar na boa fé das pessoas. Sei que não devia mas, mais uma vez, para o bem e para o mal (geralmente meu...) sou assim...
Durante sete anos vivi um namoro que foi do "povo" (não querendo ofender ninguém, acho que todos sabemos que era mesmo assim). E é por essa razão que hoje gosto que as coisas se passem a dois, e não a três, quatro ou mais. Se a dois já é complicado o suficiente, o que fará a três ou a mais...
O "disse que dise" obriga-me a reagir. Algumas vezes indirectamente pela inacção, outras vezes (dada a minha impulsividade) pela acção directa ou confronto...
Gosto que as pessoas saibam o que querem, e que não andem ao sabor das marés...
Sendo como sou, é-me dificil compreender esses modos de vida. Por isso somos pessoas com feitios tão diferentes. Eu não consigo estar com ninguém "só por estar", porque sei que do outro lado pode estar alguma coisa mais que esse "só por estar". Vai daí, gosto de saber bem e sinceramente em que ponto está cada um dos envolvidos.
Gosto de conversar com as pessoas, gosto de saber o que pensam e o que sentem, mesmo que não seja aquilo que eu penso ou sinto. Porque não acho que haja vencedores ou vencidos.
Gosto de conhecer as pessoas por mim e não pelo que X ou Y me dizem que é.
...e sim...muitas vezes também me engano...
Não gosto de acreditar nas fachadas sociais, ainda que compreenda que todos tenhamos uma.
Sou stressada quando não tenho as respostas que preciso, ou porque sou obrigada a tê-las enviesadas, e muitas vezes deturpadas, por meio de terceiros.
Deixo-me envolver facilmente porque sou assim. Gosto de me dar às pessoas quando acredito nelas. Mas não me dou a todo mundo...não consigo.
Não consigo jogar em várias frentes, porque não tenho feitio para isso, porque não quero magoar ninguém e porque sei o que quero.
Mas também consigo compreender (mesmo que seja tardiamente) que por vezes não vou ter aquilo que desejo, e é nessas alturas que se dá o bater em retirara.
E aí a minha postura muda, porque sou obrigada a mudá-la...por uma questão de protecção minha.

Gosto que as pessoas saibam o que querem. Gosto que os homens tenham vontade própria e carisma.Gosto de personalidades bem vincadas, porque com elas sabemos o que esperar. Gosta da impulsividade dos momentos, gosto que me agarrem as mãos e gosto que saibam ler o "sim" no "não".Gosto que me obriguem a baixar a guarda e que me agarrem quando penso querer fugir. Gosto que me tratem bem com sinceridade. Gosto que as indirectas sejam directas só para ele, gosto da cumplicidade de dois.
Gosto do meu mundinho, porque o mundo lá de fora é duro e amargo, e o meu sei que é mais doce e quente ...ainda que complicado.
Gosto de deixar entrar as pessoas nele, mas às vezes sou obrigada a fechar as portas porque também tenho de me proteger.
Gosto das pessoas pelo que elas demonstram ser e não porque vestem azul, vermelho ou laranja. Vejo as pessoas bonitas ou feias consoante o que gosto delas.
Sou o produto de 26 anos de vida lá fora para quem não me conhece, sou a Maria para quem cá está dentro.
Sou dificil de compreender, mas ainda assim tento facilitar. Não consigo ter um sorriso na cara quando as palavras doem e as atitudes magoam. Não posso estar com ele como estou com as outras pessoas, porque preciso de me proteger.Ainda assim tentei...
Gosto dele porque é essa a verdade e porque todos o sabem e porque não tenho medo em admitir... mas tendo sido ele apenas um produto do meu mundo, vou conseguir, a seu tempo, deixar passar e esquecer.
E nenhum de nós vai ter aquilo que queria. Para ele vai ser só mais uma pessoa para deixar para trás, para mim terá de ser, forçosamente, o "esquecer".
Eis o resumo da estória... eis os segredos da Maria que ele nunca quis descobrir...

"...Car mon île c'est le paradis"

2 Comments:

At 6:30 da manhã, Blogger sara said...

Gosto de saber que sei (täo bem) que és assim.

 
At 12:34 da manhã, Blogger Maria Arroz said...

E eu gosto de saber que tu me conheces melhor que ninguém.

 

Enviar um comentário

<< Home