quinta-feira, janeiro 24, 2008

States

E’ engracado como se “constroi” um circulo novo. Uma vida social na cidade onde se chega. Porque, de incio, o criterio e’ quase nao-criterio. Por aqui – e porque, como nao me canso de dizer, os Americanos sao fantasticos nisso – ha convites para tudo e de toda a gente. O que nao significa que estou sempre a fazer alguma coisa com alguem – eu preciso dos meus jantares com o jornal, das minhas comidas improvisadas (as caixas de sushi do supermercado sao um favorite), das series ‘a noite e dos livros em horas solitarias. MAs ha muita coisa a acontecer. E tudo isto vem de colegas de trabalho que nao podiam ser mais diferentes uns dos outros, ou de amigos dos colegas/ amigos de amigos que se vao conhecendo. Acabamos nisto:

O tal jantar africano em casa do casal gay. Os donos da casa sao Gregos, moram nos states ha bastantes anos e ja passaram temporadas em diversos paises africanos. Sao os dois medicos, ve’m os mesmos filmes e series que eu, tem bons vinhos em casa de onde, no meio de boa conversa, nao apetece sair.

Idas a centros comerciais, boleias para o trabalho e jantares de pizza com coleguinha alemao que ja vem da Dinamarca. Nao sabe quem e’ o Pedro Almodover, le, de vez em quando, o paper back que se vende mais no momento, tem 40 anos e acha que eu tenho 30 e tal (nao consigo explicar esta) e e’ mais chato do que o desejavel. Mas esta ca’ na mesma situacao que eu e, por mais estranho que pareca, parece estar a criar alguma (indesejavel) dependencia.

Jantar chines em casa de coleguinha da California. E’ um ano mais velha que eu mas, muito querida muito querida, parece uma teenager com emprego de gente crescida. As conversas limitam-se, depois de duas semanas de convivencia, ‘a gastronomia. E eu vou perguntando tudo sobre restaurants, sabores e comidinhas das redondezas. A foody que tem substituido (mto mal, mto mal) a companhia do Di nestas andancas.

A amiga Irlandesa que e’ amiga e com quem converso. Como amiga.

O Mark que convida para jogos de Hockey, baseball e afins. Estou desejosa. E numa de go local, hot dog e coca cola de litro e tudo.

A amiga Americo-Columbiana com quem passei uma semana no Brasil e com quem, por isso, as conversas ja nao sao de ocasiao.Cinema e mexicano e essas coisas.

Os amigos de amigos com quem vamos aos concertos de jazz, pubs e essas coisas.

E as ruas grandes com restaurants e hamburgers e panquecas e galinha frita. E corridas no parque de vez em quando para compensar...