quarta-feira, novembro 30, 2005

O delírio

Para o stress.

Recobro

E não é que me fui ficar mesmo doente? Quer dizer, doente talvez seja forte... - dores de garganta, dores no corpo, olhos pesados e previsões metreológicas desagradáveis para os póximos dias (desagradáveis para quem não quer sentir frio nos ossos, que os dias até estão bem bonitos, devo dizer). Estava eu a dizer: fiquei doente. Vai daí, e porque o "patrão" insiste, fiquei "em casa". Lá acordei um bocadinho mais tarde, avisei o pessoal que hoje se trabalhava (se necessário!) de casa, fiz 2 litros e meio de chá e aqui fiquei no quentinho. Uns emails, um banho quente prolongado, leituras e tal, boa música - obrigada chap@ pela Ella e Miles, we thank you very much -, e assim se passou o dia. Era para uma pessoa ficar melhor, era, se não fosse esta terrível mania de não gostar de estar parada, e vá de sair (!!) para lavar a roupa. Boa ideia, magnífica, aliás - podem dizer. Lá apanhei com o frio na cara, e aqui fiquei com a p** da dor de garganta. (Podes dizer, Arroz: Monga!). Entretanto, com isto tudo, ainda não vos contei o fim de semana. E agora também não vai dar, que o jantar está no forno e não há maneira de a gripe servir ao menos para me tirar a fome. Até já.

terça-feira, novembro 29, 2005

Uma pessoa sente-se a ficar doente e pensa: o melhor seria näo apanhar frio. Ya, engracado. Um flash de utopia ou fecha-te no quarto, nada de trabalho compras pessoas - nada.

As notícias da vidinha voltam logo que me restabeleca da quebra-de-rotina, consiga por o trabalho em dia e recupere da depressäo pós-visita. Brevemente, brevemente.

segunda-feira, novembro 28, 2005

e a menina?!também quer chamar a eu alguma coisita?!

Prp me aguardeeeee... não me esqueci de ti!
a próxima serás tu!!!!

Ah!Ah!Ah! (ler em versão riso macabro!)

o LAGARTO FOI PINTADO!


DESAVERGONHADA?! Eu já te mostro quem é a "desavergonhada"!
Atenção meus senhores, a nossa amiga Sara, foi "apanhada" a recerber um prémio em Lisboa, e não disse nada a ninguém!!!
(toma lá!Humpfs!!!)

sábado, novembro 26, 2005

.

vós sois uma seca!(ponto)
nada mais a declarar.(ponto!)
fim de conversação. (ponto)
. (ponto final)

sexta-feira, novembro 25, 2005

D.On line

hoje temos...

MAL-AFEIÇOADO: adj. de más feições; que tem más inclinações.

(como quem diz..´."és feio como a mer..!")
(há também uma música com isto...espera ai...é assim "mal-afeiçoado...você mi deixouuuuu....mal- afeiçoado...com o seu amor...")

as minhas cubanitas nos pés!

Tenho umas cubanitas novas cal-çaaa-daas!!! Toma!Toma!
Foram caras como a merdaaaa... mas são tão quentinhaaas!!!
Acho que hoje vou dormir com elas!!!
E como são confortaveiiiiiiiis...?! hum!
A minha amiga sara, devias comprar já umas! Um sonho!
E como são giraaaaaas...?! hum, hum!
Oh! Uma maravilha!!!
Não há igual!!!
Tem um pelinho verde em todo o interior, nem vos conto!!!um sonho!!

quinta-feira, novembro 24, 2005

PhD

Faco progressos a olhos vistos. A minha capacidade de concentracäo cresce exponencialmente, e com ela a capacidade de repartir o cérebro entre as resistências antimicrobianas e o messenger, de ter um olho no gmail.com e outro no dfvd.dk. Isto para näo falar na divisäo entre blogs de amigos e afins e o scienccedirect.com.
(Como vês, Arroz, tudo o que investiram em mim näo foi desperdicado.)

Vergonha:

näo fui a tempo de me recensear na embaixada. Näo vou votar. Vergonha, vergonha. Se o Poeta perder por um voto nunca me vou perdoar. Mas eu ainda sou uma Portuguesa aplicada participante orgulhosa e nacionalista no bom sentido do termo, sim?!

os macacos fugiram da jaula!!

aqueles que compreenderam o meu post anterior...vão comprender...( prp, isto é como um arquivo! a informação por cima é sempre, mas sempre, a mais recente, ok?! - a não ser que não se saiba fazer arquivos...também pode acontecer, certo?!...)

continuando...de seguida envio uma lista de códigos... que de hoje em diante, teremos de usar, de modo a que o inimigo... não comprenda do que falamos... over!
aqui vai...
sigilo...minhas caras...si-gi-lo!...

rabo de bacalhau= faz frio lá fora!
o morcego tem unhas verdes= hoje o dia correu bem, vou sair á noite...
--------------------- amarelas= foi uma merda! que não se repita!
o hipópotamo saiu á rua= vou jantar fora
caranguejos ao jantar= ôlá!!!hoje há farra!!!da grande!!!
a puta do trabalho já me irrita= vou dar uma sova a alguém...me aguardeeee
há cabelos no ralo da banheira= há pestibundice na área...
o lagarto foi pintado= missão cumprida!
há neve no parapeito da janela= sara ficou presa no tabalho ( e nós por cá...NÃO! porque não há neve!!ah!)
o mosquito picou forte= tou doente
o leão da selva= está um trânsito que até mete nojo!!!
-------- Metro = serve para ...mau cabelo!( a vaca da cabeleireira há-de pagá-las!! há-des, há-des!)
o arroz estava cru= (além de "a sara é monga!") já não há pachorra...

( depois de absorverem estas informações, deverão contactar o serviço de protecção dos animais ou o SOS Mão amiga, e descartarem-se o mais depressa possivel das mesmas...over!)

over= fui!

verde..."CÓDIGO"...verde ;)

(queridas todas:
venho avisar que o nosso blog está na rede! atenção!!!)
o peixe foi lançado!

o barco está a navegar!...

isto dá...
"o bacalhau ... está em mar alto!..."

quarta-feira, novembro 23, 2005

ai hoje estou que não posso... mas é que não posso mesmo. estou farta de n dizer o que me vai na alma - embora pense... muito!

vocês consegem acreditar que estou com uma dor de cabeça daqui à China - eu k até já lá fui! - por causa de uma miuda insuportável, que tem o rei na barriga, o rei, a rainha, os principes e princesas, vassalagem, a aristocracia, a burguesia, os condados inteiros, uma família real inteira... e das mais numerosas... já dá para imaginar - espero - o insuportável que é a criatura.

que é inteligente ninguém duvida, aprecio-lhe a genialidade... mas depois há um sentido de humor que é detestável... há uma forma de estar que não gosto...

mas, sobretudo, o que é insuportável... não consigo dizer...

ai... é o...

o...

o...

o cheiro... a miuda cheira mal que dói!... e logo desde manhã... não há cá a desculpa do cheiro de final de dia... qual quê! por favor... se chego depois dela já sei que ela está porque vai deixa um rasto pelo corredor que mal deixo o elevador já cá me cheira!!!!!!!!!!

mas pior... n sei se perceberam o pormenor... ela divide o gabinete comigo... GAB - Gabinete AmBipur...

mas depois se vocês a ouvissem falar...

fala mal de todos, critica tudo e todos... diz olá a todos que passam, mas no extacto segundo seguinte está no corte e costura - às vezes, confesso, até tem razão... mas há que ter bom senso... se ela parasse de dizer mal e fosse tomar uma banhoca???

será que, no meio de tanta inteligência, nunca se lhe ocorreu??!!!!!!!!!!!!!

olhem, minhas amigas... e com esta me vou... agora que cheguei a casa posso, finalmente, respirar...

um beijinho

Feliz

O Senhor Q chega hoje.

Prp

Querida Prp, onde anda?! Tem de produzir mais!!! Já não a vejo por aqui...faz dois dias!!!
Quase (eu disse quase!) que temos saudades...

confidencial

Começo a pensar...chiu!!! ... que estas letrinhas para verificação comental...são mensagens de alguma Al-muçulmana...para fazer lavagens ao cérebro...
...tenho medo...

Já referi que este dicionário ( 5ª edição da Porto Editora!!!) tem 1556 páginas!!! Be afraid...

Bem, para hoje temos...

CAMISA: s. f. peça de vestuário de tecido leve para tronco e braços, com fralda curta, para trazer de dia; peça de vestuário para dormir, com forma de vestido ou túnica; folhelho do milho da espiga; envoltório; peça de revestimento interior dos cilindros nos motores de explosão; - de onze varas: grande dificuldade; - de forças: espécie de saco que se enfia no tronco dos dementes quando têm acessos furiosos; ficar sem - : perder tudo; em mangas de - : sem casaco.
( Prov. - cat. camisa, do lat. camísia, do celta).

...e pensava eu que sabia o que era uma camisa...!Era bem mais feliz e menos confusa nessa altura... é de usar de dia ou de noite?!é de fralda curta...ou tipo túnica?! ai...a sabedoria é muito confusa... malditos chineses, que inventaram isso...

Cá se fazem...cá se pagam!!certinho, direitinho!

...e não tenho nada mais a acrescentar...a não ser "cá se fazem, cá se pagam", mais uma vez!
Vou apenas contar que ontem á lá noche tive de ir sozinha, pôr gasolina, sabendo que o carro estava mesmo, mesmo na reservissíma... e a única "ajuda" que me foi oferecida, foi um magnífico conselho! Prestem atenção: " Vais devagar, em terceira. Quando chegares á descida pões em ponto morto! A bomba é já aqui! Senão, se ficares sem gasolina, páras, pões 4 piscas, o triangulo, e vais até á bomba a pé! Compras uma garrafa...bem uma garrafa não sei se dá!- um garrafão- e levas um fúnil também!"
É, ou não, uma ajuda magnifica?!...Eu nunca insistiria para ir até á bomba mais próxima com alguém, para me certificar que nada aconteceia...ou , se acontecesse, para ajudar!Nãoooo!! Mas tudo bem!
Peguei no meu orgulho, no tlm da mãe, e comecei logo a pensar a quem poderia telefonar em caso de emergência! (Sim, a bomba é mesmo aqui ao lado!Bem sei... mas é de noite!!! dez e pouco!É noite escura, se me percebem!!! e se é aqui ao lado, bem sabemos, que também fica "aqui ao lado" de outras coisas também!) Pra ele é que não telefonava!!! Estúpido!!! Isto tudo, sem referir que tive de ouvir o discurso, ainda que pela primeira vez vindo dele, de "porque é que fazes sempre isso?!"( vindo de quem vem...faz sentido!ó sim!)ESTÚPIDO!!!
Felizmente correu tudo bem e em dez minutos já cá estava!!!Ainda que piúrça, é claro!!!

Hoje, estava eu no Peter's (maravilhoso! nada deprimente! ai, que deves ter saudadinhas daquilo, hein!?) a rascunhar um trabalho para entrega, quando recebo um telefonema!!!e dizia o quê, o sr. B?! reparem na subtileza..."estou, gata...fiquei sem gasolinaaa..." Mas eu sou muito do retardada mesmo!!!Perguntei e pûs-me a caminho, feita otária!!! Enquanto conduzia é que lembrei de como lhe devia ter respondido...dizia-lhe "Báu-báu! Azar! Pegas no fúnilsinho e na garrafa...garrafa não! no garrafão, e vais até á bomba, que também é ai perto! E ao menos ainda não é de noite cerrada e estás em plena segunda circular, perto do estádio de alvalade!!" Mas não...sou mesmo retardada...
Entretanto ele telefona e parece que apareceu a policia...mas não o multou! Também já era "cá se pagam" a mais... mas ao menos pegou-lhe o susto, não?!
E assim acontece, minhas amigas!
"Cá se fazem, cá se pagam!" , mas confesso que nunca acreditei que a justiça divina fosse tão rápida!!! ( o que também assusta um pouco, não?! mas dá que pensar! que sirva para isso!!)

Quanto ao sr. B....estou a começar a ficar muito "anciosa"...!já me começo a irritar...
bjos meninas!!!
... e já sabem...cuidadiiinhoooo...

terça-feira, novembro 22, 2005

A quantidade de doces que como nesta terra é provavelmente ilegal.

Espera que isto está a melhorar:

It is very difficult to think like a bacterium. (Most unfortunately)

Corny

Everything that exists in the universe is the result of chance and necessity.


Democritus, 430-370 BC



Juro por tudo o que quiserem que isto estava no meio de um artigo científico. Sobre resistências a antibióticos. O pessoal é piroso ou näo é?

D.On line

hoje com estou irritada...vão dois!!!

aqui vai:

DESMANINHAR: v. tr. cultivar terrenos maninhos; arrotear.

(!? que má criação! a mãe sempre ensinou que não se deve desmaninhar à mesa!!!)

outro...

ESPERMATOCELE: s. m. ingurgitamento no aparelho genital masculino. ( Do gr. spérma, ãtos+kêle).

(que é como quem diz...não comas tanto..que te faz mal! caspichem?!)

"Custa alguma coisa?! o qué que (te) custa?!"

Por acaso já vos aconteceu...dizerem uma "coisa" e depois a "ideia" ser do outro? Ou ajudarem para alguma coisa acontecer... apoiar... dizer "vale a pena"...e quando se vai a ver...NADA!!!
Sentirem-se deixadas de parte?!Tipo "fiz tudo sozinho!Sou o máximo!"!!!
Eu sei...! Eu sei... minhas amigas "consciências"...quando fazemos alguma coisa por alguém...é porque quisemos fazê-lo... e não foi para depois sermos "louvados"!!!... Blá, Blá, Blá...
Mas digam lá agora que, aqui ninguém nos ouve, sabe bem e é devido agradecer , tal como dar uma palavra de consideração?! Ou isto será só o meu espirito portuga a falar mais alto??? É que falando a verdade, para além da boa educação e da moral, toda a gente gosta (e espera) um gesto de...eu não quero dizer "gratidão" , pois isso soa demasiado...deixa cá ver...não consigo encontar um sinónimo...mas não é isso que quero dizer com toda a certeza! Eu acho que vocês percebem o que quero dizer...talvez seja mesmo só consideração!
O sentimento que gera é estranho! Ora bolas...Parece que somos gozados, mas por outro lado pode ser que não passe de um esquecimento...ou vai na volta as pessoas incorporam mesmo certas "verdades" para si, que depois vivem e acham que criaram sozinhos!!!...não sei...é estranho deveras! não nos queremos chatear por causa de tamanha mesquinhez...mas por outro lado...se é assim tão insignificante, porque chateia tanto? e porque lhe damos tanto valor? e porque custa tanto ás pessoas dizerem as coias? será inconsciente? custa alguma coisa dizer , tipo "obrigado pela tua ajuda" ou "pelo teu incentivo" ou o cagalhão que fôr!!! ...mas ás vezes isso acaba por acontecer...mas em privado! depois do assunto ser trazido "á baila", de se fazer cara feia e ter feito soltar a pergunta inevitavél do "qué que se passa?", com cara-de-tótó-sofredor-da-maior-desgraça-do-mundo!!!...boa! agora! depois de te teres gabado daquilo que não foste"tu" que fizeste...sim! agora vale a pena! agora é que é mesmo figurinha de ressabiado!!!ou...ada!...
Mas essa tal de perguntinha deve estar por aí a saltar! mas nesta altura do campeonato...já não me aptece mais! já está mesmo consumado!!!não faz mais sentido agora!
Não queremos avançar mais nessa figura de ressa , mas temo que a carta já esteja lançada! Tarde demais!!! Que merda! Que espirito mesquinho este de querer "gratidão" "consideração" "reconhecimento"(era mesmo isso que queria dizer!!!reconhecimento!custa alguma coisa - já estou como o outro!!!pôxa!!) , será?! MAS CUSTA ALGUMA COISA DIZER TAL COMO AS COISAS ACONTECERAM!?É SÓ ISSO!NÃO MAIS! Aiiiiiiii, QUE NERVOS!!!!
Afinal só sirvo mesmo para funcionar como desculpa do "não me aptece ir...vou dizer que foste tu!" (que já é boa!!!) ou então como " eu até queria ir...mas sabes como ela é!!!"ORA BOLAS!!!ESTOU UM PEDACINHO FARTA, NÃO?!

(Ai, esta revolta que vai dentro de mim!!! bemdito blog, que ser para a gente "desopilar" como mãe diz!!!)

segunda-feira, novembro 21, 2005

Preguica

Uma pessoa balda-se de manhä ao servico para tratar das cenas dos emigrantes. Prevê filas, papeladas e burocracias, horas e horas perdidas. Vai-se a ver, demora 10 minutos em cada coisa, ele é bilhetes de identidade, sistemas de saúde, médicos, contas bancárias, cartöes näo-sei-quê, home banking e tal. Em uma hora acaba a odisseia e pensa-se: Näo vai dar, vou mesmo que ter que ir trabalhar. Mas a esta altura do campeonato já vamos com 6 cafés (dinas, näo falamos de café café) de atraso, com o servico mentalmente adiado para amanhä e... é uma preguica que näo se aguenta. Tendência viciosa para näo trabalhar.
(Nota: uma pessoa estranha quando um país funciona täo bem. Quando viram a minha morada actual - uma guest house do instituto onde trabalho, confirmaram os nomes dos meus companheiros de casa: a senhora da Grécia e o sr. Camaröes. Isto parece-me um big brother em grande escala. Meedoo...)

Fim de semana

Informo desde já que, neste momento, adoro esta cidade. E passo a explicar:


Dias de sol, noites de frio. Começa-se o fim de semana com um passeio pela cidade. Isto de perder o último autocarro da noite numa sexta feira dá os seus frutos. Tinha descoberto um alfarrabista escondido numa rua mais-ou-menos improvável, e foi para lá que, no sábado de manhã, me pus a andar. Ali respiravam-se livros. Fixada nos livros em inglês, perdida em tudo o resto. Fiquei feliz com as compras. À noite jantares, conversas simpáticas. Domingo magusto, mundo Português no meio de Copenhaga. E o fim de semana acaba perfeito com uma noite de jazz, um bar lindo, jam session e paredes vermelhas. Boa companhia. Perfeito.

sábado, novembro 19, 2005

Olá meninas... digam lá se não tinham saudades?!!!

Faz-favor de ver uns comentários que andei, meio às escondidas (!), a fazer pelos vossos posts...

Em jeito de balanço...

Quanto ao "sem café"... Tal como comentei "o meu coração, ainda que insipidamente, bloguista está dividido... não sei que pensar, dizer ou sentir...!" Vou desenvolver a ideia... Querem?

Por um lado, comecei a sentir uma certa atracção em escrever, entre amigas, por uma causa justa, que parilhávamos - e quero acreditar que continuamos a partilhar -... Era um escrever por escrever, mas com uma causa - uma causa comum, apesar de poder ser perspectivada de diferentes formas. Sempre fui muito contra estas bloguices, como sabem - entendam ou não, respeitem ou não - e agora, começava a sentir que talvez fosse a altura de repensar uma posição que defendia ferozmente... Não mudar de ideias - como alguém já disse - e bem! - pode constituir um impedimento ao desenvolvimento intelectual... Há que pensar, repensar... Não vejo mal nisso! Por isso, a mentalidade - retrograda ou não - anti bloguita estava paulatinamente a abrir-se ao mundo... ainda que num mundo só nosso... Gostava do conceito e sentia-me bem nele, a contribuir para ele... em exclusividade! Por isso, a ideia de a nossa sara arroz de bacalhau saltar para um café, desapontou-me - entendam esse sentimento cum grano salis (sarita esta é para ires ver ao dicionário!). É como terminar a refeição - que estavamos a ter em conjunto - a meio... Um levantar da mesa sem pedir licença!

Por outro lado,

- mas tás maluca, paula maria????????? - pergunto-me eu, de mim para mim... E continuo, - quem és tu para opinar sobre o assunto??? sim, Henrique VIII, D. Fernando, ok, Madre Teresa de Calcutá, Dante? Não Não, vamos laicizar a coisa... Nietsch... ou Lock? Põe-te na tua vida, mas é, e deixa os outros blogosfearem à sua vontade! - Não será esse o espírito - total liberdade - de expressão e... não só?! Por isso, acho que a nossa sara - não te deserdei, como vês... continuas a ser nossa - fez lindamente... o café não tem necessariamente de ser "a cereja no topo do bolo"... pode bem ser o seu início ou acompanhar uma boa refeição - nem que seja o pequeno almoço! Por isso miuda, go on... e carpe diem!

E com este pequeno intróito vou à vida...

um GRANDE beijinho

paula


dicionário on-line! (em contrução!)

mas não esqueci o meu novo meio de culturização!!! (sara, por cá...chove! e bem!!!)
cá vai:

SÍMILE: s. m. comparação de coisas semelhantes; analogia; parábola; adj. 2 gén. semelhante. (Lat. simile).


( e também faz frio!!!)

tou por casa...

hoje não tenho nada a declarar!!!
depois da última bela noitada...esta sexta fiquei em casa!
estive na Graça toda a tarde, á espera que a máquina da lavar louça chegasse...
antes que conseguisse entrar na rua, apareceu um policia, mesmo ao lado de um sinal de sentido proibido...a rua estava em obras e como se não bastasse os graus de inclinação, que o meu pobre chumbinho mal consegue...tive de ir dar uma volta grande para conseguir entar na famosa rua "do olival á graça"! a rua é estreita...foi preciso muita perícia e uma mãe a fazer de arrumador para conseguir estacionar a viatura!!
escureceu (só tinha a luz do hall...da casa de banho...e um candeiro de cabeceira aceso no balcão da cozinha, com 40w!!! depois de três telefonemas para a loja (sendo que a resposta foi sempre:eles devem estar a chegar"...) ás 6:15 da tarde, seus excrementissímos chegaram!!!
mas não! não ficou uma casa mais apetrechada! a máquina, de modelo standardizado, não coube no dito sitio! - (tou com vontade de comer marmelada!) - afinal parece que vamos ter de chamar o empreiteiro para ele mandar tirar o "roda-cimo" da bancada, retirar o silicone e subir os pés dos armários!!!e só depois teremos uma máquina de louça no sitio certo!!parece que afinal a bancada não estava standardizada!!!
mas como se não bastasse, parece que a saída de esgoto está SELADA!!!!é um sonho!!!
bem, depois disto (e eu ainda não tinha tomado nenhum café!!!estou contigo nessa luta, sara!!) tinha estado a chover e o piso estava molhado! agora imaginem piso molhado, de paralelipipedos de pedra escorregadia!!! melhor, rua a subir e maria dentro do carro!!!um sonho também!!!mas lá correu bem!
estava cheia de fome e hoje era o dia que tinha combinado fazer um jantar chinoca para a familia lá de casa!...foi bom...mas sem dúvida que tão cedo...NÃO, obrigada!!! tenho uma nova teoria...só gosto de comida chinoca ocidentalizada!!! a partir de hoje retiro os nomes de ervas estranhas ao pratos chinocas que vou preparar!!!
e agora estou aqui!
tenho vontade de ir comer umas torradinhas com marmelada e beber o chá japonas que trouxe também!
acho que é o que vou fazer!!!
bjos

sexta-feira, novembro 18, 2005

Desapointed

Uma pessoa vê uma casa que gosta e fica entusiasmada, cheia de esperanças. Tenta controlar-se, mas é impossível: no regresso a "casa" (fala-se da temporária) já está a imaginar cantos e recantos, decorações, rotinas. Faz o possível para ficar com a casa, enche-se de optimismo e assim se passa o dia. No final da tarde, a notícia: já não está disponível. Não vou desanimar, não vou desanimar, vou continuar a procurar. E desanimo.

Adivinhem

quem vem aí, fazer mais uma visita ao reino da Dinamarca, trazer muitas coisas boas para a menina, passear muito, matar muitas saudades?

este é o novo efeito TPM em mim!!!

Arranjei um novo passatempo, para entreter (e culturizar!) o nosso blog!
Abro uma página ao calhas no dicionário gordo, que aqui tenho ao meu lado, e ....seja o que Deus quiser!!!!
aqui vai...
(calha bem...o dicionário estava de pernas para o ar!!! - nova regra!)

OBJURGAÇÃO: s. f. acto de objurgar (grande sinónimo!!sim, senhor!assim vale a pena!) ; arguição (tá muito melhor agora!!!) ; repreensão àspera (já começamos a falar a mesma lingua...) ; censura. (Lat. objurgatione).

Então que tal??? Eu já aprendi qualquer coisa hoje!!!
Aliás, duas coisas! Primeiro, o que significa objurgar, e em segundo, que os dicionários estão feitos a pensar primeiro para pessoas inteligêntes, descendo o grau de QI em função do número de sinónimos!!!

estou mal dispoooostaaaaaaa.........

hoje estou mais mole que o costume...
TPM...dá-me cabo do juízo...
Grrrrrrrrrrrr!!!!!
(que tal é ser periódica em terras do norte???deve ser melhor!!!)

quinta-feira, novembro 17, 2005

Por favor,

ensinem-me a tolerância, que eu já não aguento mais este Sr. Camarões e seus feijões fritos às 10 da noite (já mencionei que o meu quarto é mesmo mesmo mesmo ao lado da cozinha), cantorias e passinhos de elefante! Já não consigi ser simpática nem fazer aquele sorrisinho-que-até-disfraça. Já adoptei a cara nº 2 e daqui até que ele perceba é um passo. Depois disso, o ambiente em casa nunca mais vai ser o mesmo.

Queridas amigas,

vocês sabem que eu sou rapariga que gosta de escrever, e que, acima de tudo, se entretem com esta coisa da blogosfera. Vai daí, fiz outro blog. Não estava satisfeita com um simples arrozinho, saltei a sobremesa e desesperei sem café. E não fiquei parada. Que fique claro que vocês são - sempre! - a minha prioridade. E que as notícias e trocas de informação continuam a circular por aqui. De qualquer maneira, apareçam para o café sempre que quiserem!

Impasse

Em jeito de consolo ou motivacäo, muitos me disseram, antes de vir, que devia pensar nas minhas estadias em Copenhaga como períodos temporários. Ou seja, todo o tempo que passar aqui - que viver aqui - é intercalado por fins-de-semana ou férias em Portugal. E aí é que é a minha casa. Na altura, sorri como quem pensa no absurdo e na improbabilidade do que está a ouvir. Agora, comeco a sentir que é verdade. Porque ainda näo me sinto emigrante. Aqui estäo, já, as rotinas, os hábitos, o dia-a-dia. Mas a vida ainda näo é aqui.

Mudanca de estratégia

Já deixei de procurar uma casa simpática, acolhedora, janelas grandes, um quarto e uma sala, bem situada. Agora quero uma casa barata no centro da cidade. O grau de dificuldade mantem-se.

Portugal...no seu melhor!!!


(bolas!os botões são muito sensiveis!!!)

Mas como eu dizia...
Sou uma verdadeira apreciadora, e adepta ferrenha, do "Potugal no seu melhor"!
Assim, e como uma imagem "vale mais que mil palavras", mando notícias do estado em que se encontra este nosso país "à beira mar plantado"....em forma de imagem!
(como legenda, pode ser: a revolta!..."o grito da Charneca da Caparica"!)

Portugal...no seu melhor!!!

quarta-feira, novembro 16, 2005

olha mas que bom saber,

Parece que alguém descobriu o prazer da blogosfera, amiga prp! Finalmente - adoro ler-te e que me mantenhas informada de assuntos presentes e passados dos cantos de que tanto gostamos. Caso mantenhas o andamento, ainda te apresento uns "discos pedidos". Troco notícias do País por receitas de culinária - fantásticas, por sinal.


Reconsiderando: talvez notícias do País e do Mundo - consta que houve um grande incêndio, num grande edifício numa rua ao lado da minha, aqui nesta bela e sogadita cidade que é Copenhaga, e aqui a despardalada não deu por nada. Eu bem que vi a rua cortada e algum aparato que envolvia cirenes, mas aqui também se conta que uma vez um rapaz foi assaltado... Úúúúúú´...

Copenhaga

Imaginem frio. Agora imaginem ainda mais frio - e mais e mais. Sair de casa de manhã (cedo, muito cedo), artilhada de luvas, cachecois, gorros e camisolas e casacos tipo-cebola. Patinar no gelo em passadeiras e passeios. Congelar na paragem, derreter no autocarro. Atravessar um jardim - entre as folhas com cores de Outono, um esquilo estranha, como eu, o gelo que apareceu de repente. O gelo que faz prever a neve. A Lua, enorme, ainda aparece nas poucas horas de luz que tenho por dia. Vão ser assim estes meus dias. Mas ouvi dizer que o Verão é enorme...

Mudancas

Hoje já acordei com calhaus de gelo a tentar entrar pelo telhado, andei num autêntico ringue de patinagem de manhä e achei que congelava até entrar na viatura colectiva que me faz chegar ao servico. Chegou o Inverno.
(que fique bem claro que näo vou deixar de dizer "servico", "colega" e "viatura" täo cedo. E que expressöes como "pegar ao servico" e - melhor! - "despegar" estäo no top das minhas preferências).

terça-feira, novembro 15, 2005

O Chiado e a Brasileira - 100 anos de história

O Café a Brasileira faz hoje 100 anos...

Um bocadinho de história da freguesia onde está - há 100 anos - instalada...

Conhece-se a existência de vilas romanas neste local (Século II a V) que seria local de férias para os habitantes abastados da cidade, então chamada Felicitas Julia.Em 1147, quando da conquista de Lisboa aos mouros, foi instalado neste local o acampamento de cruzados ingleses que ajudaram D. Afonso Henriques.Após a conquista, constituiu-se aqui , nesse ano, a primeira paróquia da invocação de Nossa Senhora dos Mártires, construindo-se a primeira igreja na colina onde hoje se situa a Faculdade de Belas Artes. A Freguesia comportava toda a zona ocidental da cidade e estendia-se por uma zona rural e ribeirinha até à actual Oeiras.Em 1217 começou a construção do grande Convento de S.Francisco que, durante a Idade Média, foi o edifício mais importante da cidade. A urbanização do local fez-se no século XIV, em função da muralha fernandina, cuja principal porta, a de Santa Catarina, se abria onde é hoje o Largo do Chiado.No século XVI, com a expansão da zona ocidental extramuros, o loteamento do Bairro Alto, a formação das paróquias do Loreto e de Santa Catarina, retirou aos Mártires todo o território fora da muralha. A população, estimada em cerca de 15.000 habitantes, nos meados do século XVI, desceu para pouco mais de 5.000, em 1620.A identificação com o nome Chiado foi fixada no século XVII. Para alguns com origem no poeta quinhentista António Ribeiro Chiado, para outros porque o local identificava a existência de um estabelecimento de bebidas e petiscos pertencente a um galego com esse nome.Fosse como fosse, o perfil social e económico foi-se modificando com o aparecimento de novas actividades ligadas ao comércio. A fundação da Livraria Bertrand (1747) e a instalação de modistas e confeitarias a partir do século XVII começou a atrair ao Chiado a aristocracia da capital e os visitantes estrangeiros.O terramoto de 1755 destruiu grande parte do Chiado e da Freguesia dos Mártires. A reconstrução pombalina determinou um novo traçado. A sede da paróquia foi transferida para uma nova igreja construída na Rua das Portas de Santa Catarina (Rua Garrett). No topo dessa rua ergueu-se o monumental Chafariz do Loreto ( mais ou menos onde se situa hoje a entrada para o Metro), onde pontificava a figura do Neptuno- obra de Machado de Castro - que, depois de alguns anos de poiso na Praça do Chile, se encontra actualmente no Largo de D. Estefânia.Com as reformas liberais, a partir de 1834, ocorreram grandes transformações ao nível da estrutura fundiária. Os conventos foram extintos, expropriados e reutilizados em novas funções. Assim se instalaram a Academia de Belas Artes, a Biblioteca Pública e, um pouco mais tarde, o Museu de Arte Contemporânea e o Governo Civil.Pouco apouco foi nascendo um centro de cultura aristocrata e intelectual. Surgiram os hotéis, os cafés, os restaurantes, as livrarias, os teatros. A construção do Teatro de S. Carlos transformou o Chiado num polo de atracção urbana e num verdadeiro centro da cidade. Foi no Chiado que foi feita a primeira experiência de iluminação urbana com lamparinas de azeite (1780). A iluminação eléctrica data de 1903.A dinâmica cultural intensifica-se com a Primeira República. Surgem novos cafés, novas livrarias, clubes sociais, novos teatros e, finalmente, os cinemas. O Chiado foi, até aos anos 60 do século XX, o centro da cultura lisboeta e um centro comercial de requinte. “Subir o Chiado” era quase um ritual , uma atitude de cosmopolitismo.Pelas suas calçadas ressoaram os passos de Camões, Bocage, Nicolau Tolentino, Garrett, Ramalho Ortigão, Eça de Queiroz, Fialho de Almeida, Guerra Junqueiro, D.João da Câmara, Rafael Bordalo Pinheiro, Fernando Pessoa e, mais recentemente, Aquilino Ribeiro.

A partir desses anos 60, a terceirização intensifica-se e o espaço perde grande parte da sua população . O grande incêndio de 1988, que destruiu 18 edifícios foi, simultaneamente, a morte desse Chiado romântico e artístico e um arranque na modernização da zona, onde hoje se destaca todo um polo comercial e lúdico consumido por uma população jovem e com poder de compra que lhe confere uma nova vitalidade e não o deixa perder os pergaminhos de “Sala de Visitas” de Lisboa.

ARQUEOLOGIA COMERCIAL

No Chiado se estabeleceram, principalmente a partir do fim do século XIX, a nata das casas comerciais de Lisboa. Algumas, das mais antigas, como a Livraria Bertrand (fundada em 17479) , o “Paris em Lisboa” (1888) e o oculista “Ramos & Silva” ( 1884) são estabelecimentos centenários que, ainda hoje, se encontram entre os leaders das suas especialidades.Em termos comerciais, e sociais, o Chiado (principalmente as Ruas do Carmo, Nova do Almada e Garrett ) foram o nosso Regente Street, Boulevard des Italiens, Gran Via, Unter der Linten. Marcos nos seus respectivos ramos, foram desaparecendo o requintado Restaurante e Casa de Chá Garrett, a Cervejaria Jasen ( fundada em 1855 e, já no 3º quartel, transformada em “Retiro da Severa”, imortalizado o filme de Leitão de Barros a “Canção de Lisboa”), o cinema Chiado Terrasse, o primeiro projectado exclusivamente para cinema e que abriu em 1908, a Padaria Inglesa (1907) ,de que ainda se conservam os vitrais arte nova, no Largo de S:Julião, a Kodak , com a sua fachada boiserie (Esquina da R.Ivens com a Rua Garrett), a Livraria Morais (no Largo do Picadeiro, onde hoje se situa o Café do Chiado) que, com a sua orientação católico-progressista editou uma revista de grande impacto para a época, “O Tempo e o Modo”.Não podemos deixar de citar os “Estabelecimentos Jerónimo Martins” (abertos em 1792) que se consolidaram como a mercearia mais requintada de Lisboa.O incêndio de 1988 levou, na sua extrema violência, outras lojas de prestígio, como a Pastelaria Ferrari, os Armazéns Eduardo Martins, o Valentim de Carvalho, a Papelaria Artex, a fotografia Marc Le Noir e a centenária Casa Batalha que, à época, figurava entre as 100 mais antigas da Europa.Depois da tragédia, e por outros motivos, foram desaparecendo também os “topo de gama” das lojas de móveis e decoração – Casa Quintão e a Jalco – a recatada casa de chá Caravela, e as modas do Ramiro Leão, do Tatá Rodrigues e Os Dezassete.

TOPONÍMIA

Não fora a Freguesia dos Mártires e hoje já ninguém pronunciaria os nomes de sábios, botânicos e exploradores portugueses que, nos finais do século XIX, exploraram e estudaram o interior do sertão africano.Nomes como Joaquim Paiva de Andrade, António Maria Cardoso, Roberto Ivens, José Anchieta, Hermenegildo Capelo, Alexandre de Serpa Pinto e Vítor Cordon, continuam a ser pronunciados diariamente embora, convenhamos, muito poucos saibam quem eram.

O CHIADO ACTUAL

O Chiado de hoje continua a caracterizar-se por um alta densidade cultural. Dentro da pequena área da Freguesia dos Mártires encontram-se Instituições como o Museu de Chiado, o Teatro de S. Carlos, o Teatro de S- Luís, Companhia Nacional de Bailado, Centro Nacional de Cultura, Faculdade de Belas Artes, Grémio Literário, Casa do Algarve.O Comércio renasceu com característica inovadoras onde, para além de lojas de charme, como a Benetton, Hermés e Cartier, existe um conjunto de estabelecimentos vocacionados para um público jovem. As esplanadas da Brasileira, Benard e Café no Chiado, são hoje um importante polo de atracção turística e da movida nocturna.

como prometido....

I

Beber a vida num só trago, e nesse trago
Todas as sensações que a vida dá
Em todas as suas formas (...)
.........................................................................

Dantes eu queria
Embeber-me nas árvores, nas flores,
Sonhar nas rochas, mares, solidões.
Hoje não, fujo dessa ideia louca:
Tudo o que me aproxima do mistério
Confrange-me de horror. Quero hoje apenas
Sensações, muitas, muitas sensações,
De tudo, de todos neste mundo - humanas,
Não outras de delírios panteístas
Mas sim perpétuos choques de prazer
Mudando sempre,
Guardando forte a personalidade
Para sintetizá-las num sentir.

Quero
Afogar em bulício, em luz, em vozes,
- Tumultuárias (coisas) usuais-
O sentimento da desolação
Que me enche e me avassala.

Folgaria
De encher num dia, (...) num trago,
A medida dos vícios, inda mesmo
Que fosse condenado eternamente -
Loucura! - ao tal inferno,
A um inferno real.

( este já sabem bem de quem é!!!
beijos!)

segunda-feira, novembro 14, 2005

Oh que grande m****!!!!

Estou a imprimir uma T-shirt para o B e...acabei de lixar mais uma folha!!!!
Isto está pra sair "a ferros"!!!...Estou fodibunda!!!!

Ânimo

Isto com café com leite e um chocolatinho mexe melhor.

Castanhas

O que eu queria mesmo mesmo mesmo agora era, na descida para a Avenida da Liberdade, depois de um café no Chiado e da aquisicäo uns livros pelo meio, parar no Rossio e comer umas castanhas. Talvez soubesse melhor lá para as 6 da tarde...


Sodadi di bo, nha cretcheu

Socializar por aí

Anda uma pessoa a ser simpática e tal, alinhar nos programas-sociais-dinamarqueses da malta do servico, claro que vou, adorava ir, contem comigo, etecetra etecetra, para depois dar nisto: engrupidada geral! Aceitei jogar o jogo-mais-parvo-mais-ridículo-mais-american da superfície terrestre - bowling- com a malta. Até aqui tudo bem. Segunda-feira à noite - melhor um pouco, näo há sextas feiras ou sábados desperdicados. Inclui morfes - óptimo. Eis senäo quando aparece, intercalado numa conversa paralela - convida o Sr. Camaröes, convence-o a vir, mas já agora avisa que säo 310 DKK - o preco da situacäo! Nada mais nada menos que 41 Euro e 67 cêntimos! Aceitável, näo? Com isto podia comprar 4 camisolas ou 1 par de calcas e meio ou, melhor, ir jantar um montäo de vezes com o Q, a sítios giros, conversa gira, boa companhia - mas näo, vou atirar uma bola de 22 kgs para uma pista comprida e ficar, qual bronca amaericana, à espera de ver onde vai parar. Juro que vou ter que me segurar para näo atirar a dita bola direitinha... à cabeca de alguém. De preferência o Mr. Nice Guy, AKA the stupid person that organized this stupid program.

Wan'a fight! fight me!

Ora tudo a dar noticias!!!!muito bonito, hein?! e pensavam que eu não pasava por cá, não era?! MAS ESTÃO MUITO DO ENGANADO!!!!ESTOU CÁ! AH, POIS ESTOU!!!
bem...agora um pedacinho mais composta....vou falar do meu fim-de-semana....preparadas?
ora pois assim foi....comecemos por sexta-feira pm, (tipo depois das dez, pode ser?)
Sexta-feira...esse lindo dia....noite, a bem dizer....fui tomar um cof (no caso, uma "jeca" como sr.B, ao speak easy... como seria de esperar, estava muuuuitaaaaa gente lá dentro!!! assim, ficamos cá fora, num banquinho (eu) na mesa (o B), pois estavamos apetrechados com o belo casaco quentinho, pois a noite estava agradável ( de casacuncha, né!) lá fora! a vista não seria de 5 estrelas (era uma noite em que a doca tinha demasiadas plataformas "estacionadas" ali mesmo à nossa frente), mas o musicol estava muito bom, a companhia precisava de animo (e quem melhor que a palhaça de serviço!) e a converça foi indo muito bem!!!!estevesse bem! o porteiro lá vinha de vez em quando perguntar se estavamos vivos, o que nos fez pensar que iriamos ganhar um prémio de esforço , pela gerência!!! mas não! nop! nada! pior, ainda apareceu uma conta de 6 $ (leia-se euros, pf!!!), por um mísero café...e uma imperial!!!lá fomos nós, a caminho de um outro sitio, onde o B tinha combinado com as amigas dele, o agora Art, antigo Trifasica! ( ou lá como estas tretas se escrevem!!!não estão á espera que uma pessoa que vai a um bar á noite, consiga ler bem, ou escrever bem o nome, certo?!seria mau sinal! "não consumiram nada!"...) apsar de parecer um bar de strip por fora (e de continuar na dúvida depois lá dentro!) o espaço está interessante!!! - e o bar também, meninas! a música é a da moda, basicamente, mas dança-se (ou mexe-se!). bem, eu que tinha dito que ia só tomar um café...estava a ficar preocupada com as horitas...e então por volta das 3 decidimos vir pra casa!!!até que se pagasse...demorou!!mas passado esse obstáculo (e outros, como o ter de escalar por muita gente acima, abaixo ou alado...ou o não empurrar uma gravidissíma que por aquelas hora e lugares ali andava...) fomos despedir da malta!!! é então que uma amiga do B e respectivo namorado pedem boleia pra casa!!!mais meia hora de espera!!!!! (e eu a ver quando é que a mãe telefonava...eu sem bateria no tlm...o B com pouca!!! "Ai, que vai doer!")...
lá fomos nós...mas o carro estava do outro lado da linha...lá fora fez frio, entretanto...tinha de andar...e fazer conversa, AO MESMO TEMPO!!!!( não foi fácil!!!) quando íamos a passar a ponte- viaduto, aqueduto, oleoduto, ou o que raio se chama aquele "uto" que passa por cima da linha de comboio, para peões ali na 24 julho, Lisboa, Portugal, estão a ver?! - telefona A MÃE...de todas as promoções!!! "Ai e tal...não reparei nas horas...viemos aqui um pedacinho...vou a caminho...pois, pois...está bem...não foi nada mãe...não te preocupes, está bem? já estou a chegar... beijiiinhoosss..." estão a ver o filme, né?! quanto desligo o telefone...já estavamos do outro lado da linha, mas ainda dentro da estação. estava mais uma vez a fazer conversa e tal, e quando reparo...está o namorado da amiga a responder qualquer coisa a um puto chunga sentado no banco... qualquer coisa...e só se ouve..."blá,blá,blá, ó filho da puta!"!!!o namorado PÁRA!!!!(como bom macho que defende a sua honra...)
... e eu só me lembro de pensar... "Tá tudo estragado!" Depois só dá pra ver dois gajos á pancada, outros tantos a juntarem-se á festa....a maria a tentar agarrar alguém e a dizer as cenas do costume, tipo "parem lá com isso!"( digamos...a chamar o bom senso, pois claro!), o B a tentar levar o nosso, outros mais a chegarem, a namorada a meter-se lá no meio, em defesa da honra do seu macho...e estão a ver o filme, certo?! É QUE EU NÃO!!! Só me lembro de pensar "Ai Jesus!!!Está tudo perdido!Fico aqui hoje!!!" ... do lá de lá o gajo dizia "furo-te todo!" ( e eu lá no meio, certo?! faz mesmo a minha pinta!!!)
bem, finalmente chegam dois reforços da parte do manfias, que eram bons putos e afastaram o maralhal!!!aquilo ainda deu para chegar ao restaurante em frente á linha!!!só visto! ainda pediram desculpa pelo amigo..."tá bêbado!"...e eu, fixe!ok! então pode ser! baza! mas o mongo do namorado, era todo dos tai-chis e o caraças (aquelas artes que servem de auto-controlo, estão a ver o maravilhoso resultado, não?!) e queria defender muito as honras de combate. DEVES SER É PARVO!! se fosse comigo, tinha lá ficado sozinho, tu e mais a tua honra!!!mas lá veio o B a agarrar num matulão daqueles até ao carro, tipo "segurem-me que eu vou lá!eu vou-me a eles!"
...era mesmo o que me faltava depois de velha....
Lá entramos no carro, tentei minimizar a coisa, mas na verdade estava abalada entre a raiva, os nervos e a tamanha idiotice do gajo e de toda a situação! haja pachorra!!! Podia ter estragado o meu casaco!!! ...
Bem...lá fomos para casa, mas a viagem pareceu-me muuuuitoooo looongaaaa!!! ( e mais uma vez...a tentar fazer conversa, pois como se ainda não bastasse, o namorado ainda estava a cascar na namorada, por ela se ter metido á sua frente...durante o combate ! (wan'a fight?! fight me!!) pensei cá pra mim: "havia de ser comigo! não me metia de certeza! alias, pegava nas chavinhas do carro e...VOU BUSCAR AJUUUDAAAA! Já volto!!!"- otário!!
...e mãe á espera em casa!!! lá cheguei e só havia uma batuladas de luzes acesas( deve ser das acções da EDP!), que pareciam mesmo estar a dar a mensagem... "isto é que são horas?! é cedo, é! tá bonito, tá!!"enfim! captei a msg!!!
Sábado de manhã, lá fui acordada pra rumar á estiva!!! depois de dormir um pedacinho no carro, de ter parado para tomar um cof... a coisa correu bem! o dia rendeu e até já comecei a trabalhar num caso bem dificil - os baús!!! ás oito da noite...pareciam 4 da manhã!! fiquei a pantufar em casa á lá noche, pois a companhia era boa (se bem que um pouco comilona!!!não admira que esteja pró balufinho...de B!!!)
Domingo, hoje, a familia lá foi almoçar, e assim o dia não rende tanto!!!mas comi UMA castanha!!!ah pois foi! (é que não sou grande fã da coisa...) entretanto ficou um gelo....quase tanto como dentro de casa!!
Depois rumei ao andar de cima e lá fui me drogar um pedacinho...fui pintar os azulejos, retalhados pelas obras, da casa de banho!!! Que piffff!!
Mais uma vez, eram seis da tarde, estava um frio que até... irritava (qual Verão de S. Martinho, uma carapuça!!!...não me lixem!!!) e viemos pra casa!!!Agora tou aqui de banhinho tomado a ver as novidades!!!e a escrever!!! Mas agora já chega! Vou dormir! Já não chego a tempo da Sara acordar!!!( é o que dá ela acordar tarde e a más horas!!!)
bjos ás meninas!

contra as "postas de bacalhau" de prp!!!....(só a brincar!!!!)


Tenho vindo a pensar...(chega de piadolas!!!tá? pode ser?....já chegaaaaaa!!!!!)...e como estava a dizer - e muito bem - tenho vindo a pensar (mau! outra vez, não!... assim já começam a abusar!!!!...) e está na hora de o nosso blog tomar "caras"!!! que vos parece? é bom que pareça bem, porque já está decidido!!!( não vai de um dia, o nosso "arroz de bacalhau" ser famoso, e ainda dizerem que "nós"... não somos "nós"!!! Humpffff!!!)
Por isso, e tal como deve de ser, vou hoje começar pela "Maria Arroz"....
................................ aqui vou euuuuuu!!!!

domingo, novembro 13, 2005

Olá meninas


Um fim-de-semana...

Agora é que é...

Olá meninas!

O fim-de-semana... Começou sexta, com uma ida ao teatro... Romeu e Julieta, uma nova adaptação no S. Luís. Um bom elenco, ainda que um tanto ou quanto mediático, mas em geral pareceu-me bastante bem!

Continua a acordar com as galinhas, independentemente do dia da semana, ou seja, incluindo os fins-de-semana!

Ainda por aqui a estudar e pesquisar umas coisas giras, tenho aí um novo projecto em que estou a mergulhar de cabeça e que pode ser giro, mas ainda é completamente segredo - mesmo - por isso nada de comentar... logo logo posso dar notícias... mas qdo a coisa estiver mais composta... n gosto de estar a falar por antecpação!

continuando...

ahhhhh sim!

como tinha uma janta especial ontem, fui esticar o cabelo... estou tão down que uma boa tarde de cabeleireiro nem é mau de todo... mas a coisa foi rápida, pq de facto nem p isso estou com grande paciência! pintei a unhaca de vermelho... está engraçado, mas é para ir tirar hj! - imaginem aparecer no DIAP com a bela da unha vermelha! que susto! que medo!

bem... lá vim do cabeleireiro - à boleia da mãe... - ahhhhhh simmmmm o arro pifou ontem de manhã... com sp a bateria! - e arranjei-me... umas calças de ganga, botas e uma camisolita! já está!

como a festa era a modos que temática tinhamos de levar qc que nos caracterizasse... pensei pensei - vou ser sincera... n pensei muito - e lá me lembrei de uma caneta em forma de clave de sol que tinha a minha madrinha me tinha comprado numa das Festa da Música no CCB... ora nem mais... levei a caneta na camisola... no decote...uhhhhhhhhh! sou a menina jazz lá do sítio, leia-se Uría, e como a festa era em honra de uma estagiária do nosso grupo que decidiu desistir - a favor de um sonho bem engraçado e que espero que venha a ter o maior sucesso - tinha de levar uma coisa que sipostamente me caracterizasse entre os urias!

a festa foi em Sintra, o tiago veio buscar-me com a maria. o jantar foi mto simpático, mta conversa... um optimo vinho tinto - era mesmo óptimo - e uns gins para rematar! e uma lareira absolutamente fantástica! - o frio de Sintra n engana.

hj lá acordei - cedo!

almoço familiar - com direito a castanha assada e a gerepiga!

e agora... que acabei de ver o Marcelo, e falei com a sarita - que já deve estar no seu segundo sono - que tal o breakfast, miúda, o pãozinho por aí é estaladiço?... e o café com leite... sabe ao mesmo?! sua addicted!:) - vou ver as conversas afiadas com a Avillez - uma senhora... n acham?!

um grande beijinho para as duas.

p.

Quase em casa

Ontem comi bacalhau com natas e bebi vinho tinto. A coisa está a compor-se.

sábado, novembro 12, 2005

Saturday morning news

E aqui vão as notícias - ainda frescas - dos últimos dias. Deixem-me explicar-vos porque vos chegam em jeito de resumo, uns dias mais tarde: uma pessoa às vezes (raramente) desanima. Acontece uma coisa muito, muito pequena, que percorre 3000Kms... e fica enorme. Assim, triste, é melhor não escrever muito. Porque tudo vai parecer triste, desmotivado, isolado, e não é assim que me sinto. Senti há uns dias - ora deixa lá ver, hoje é sábado, não foi ontem, foi quinta -, mas agora estou óptima e fresca para contar as situações da Dinamarca.
'Xa ver: O trabalhinho corre fixe, lá ando segura de mim nas investigações do costume. Vidinha calminha, entro às 8 e saio às 4 (isto já incluí meia horinha extra), almoço às 11 e meia (e antes do meio dia ala que se faz tarde). Por mais incrível que pareça, são todos simpatíquíssimos! Para melhorar, dois brasucas trabalham comigo - bêlêza, brother.
Lá fica noite antes das quatro e eu encaminho-me para casa. Nestes últimos dias tenho andado a ver casas ao final da tarde - ai que não está nada fácil -, e por aqui janto, interneto, vejo séries, leio bués e socializo com o pessoal: uma Grega, uma querida, e o tal dos Camarões, muito...já explico.
Entretanto ontem, sexta feira, lá fui beber mais umas Carlsbergs ou Tuborgs o lá o que é que eram, desta vez para o bar de veterinária, aqui ao lado do meu castelo. Cheguei às 7 e já estava o Brasuca a falar enrolado, brother, puta-merda que a cervejinha é boa p'ra caramba, e o Azul (Camaroneano?) a meter-se com todo o indivíduo do sexo feminino - inclsivé eu! - que passava. O Sr. Azul é simpático e tal, descontraído, divertido a espaços; respiro fundo e tenho conseguido viver com ele esquecendo a comida queimada loiça suja desarrumação geral cantorias até às tantas música horrenda a partir da hora do galo, mas... abusos?! Não levou um estalo mas ficou avisado, prometi um murro (punch) e preveni que o Q, que não é maior que ele mas é ciumento, há-de aparecer um dia destes. O rapaz lá se voltou de novo para as loiras a tentar deixar-me descansada - you're my sister, girl!
Tinha combinado com uns Portugueses amigos de um amigo, lá apareceram e bem simpáticos que eles são. Consegui cortar-me à disco-night em cima da ora, sem aviso, lá acordei com as típicas chamadas não atendidas (meaning: where are you, Sara?) - tão típico.
E hoje, ao contrário de todos os meus desejos, intenções, previsões - tudo - vou ter que trabalhar à tarde. Antes disso, de manhã, passeio pela linda cidade de Copenhaga (adoro sábados de manhã) e, depois disso, house warming party à da Lina (afinal ela é alentejana) e da Arshnee (Sul Africana).
E tenho dito. (Da casa não falei - não existe ainda. E é uma coisa que me tem dado algumas preocupações. Ai.)

PROTAGONISMO

O MEU ÚLTIMO MOMENTO DE PROTAGONISMO DIÁRIO... Como já devem estar cansadas destas tretas que estou para aqui a escrever, vou à vida.

Beijinhos grandes e um óptimo dia.


AMÁLIA

CANTAREI - ESCREVEREI - ATÉ QUE A VOZ - FALANGETA DO DEDO - ME DOA

RUN RUN

AGORA É SEMPRE A ABRIR...

BE A POST BLOG USER BE HAPPY

A PAULA JÁ SABE COMO POSTAR! A PAULA É FELIZ!

sexta-feira, novembro 11, 2005

"bôra casar?"

hoje fiquei um pouco mais triste...não é do tempo, não será da época, não é de nada que estejamos habituados a lidar diariamente. ou pelo menos, eu não.
hoje tive uma noticia, que apsar de não me afectar directamente na vida, joga um pouquinho mais por terra, as convições em que fui criada...
não interessa o conteúdo especifico dessa mesma noticia, mas sim o valor (ou falta dele) que ela traduz.
Descobri que mais uma vez, as pessoas usam o casamento religioso, como forma de negócio, sem ponderar o significado real da instituição. parece que brincam.
por acaso, acredito mais que neste caso não tenha sido necessariamente o factor "negócio" em causa, mas sim a falta de coragem, a dúvida, o medo...
mas ainda assim... dúvidas e medos todos temos, certo?!
mas se temos dúvidas ( e que pelo sucedido, seriam muito grandes ) não será mais vantajoso arranjar uma desculpa qualquer e ganhar tempo, até que se tenham certezas?! afinal, hoje em dia já não somos condicionados por "idades pra casar" ou imposições parentais que nos obriguem aquilo que não queremos, ou que pelo menos, não temos certezas! o mais que pode acontecer, é ter despesas maiores, esperar outros 9 meses por uma quinta onde fazer a festa ou coisas materiais do género... (será que o espirito do negócio está assim tão ausente?) valerá a pena perder tanta outra coisa por uns míseros tostões?
mas pelos vistos, afinal as pessoas continuam a valorizar mais o material- económico e só se lembram da importância das pessoas(enquanto tais!) quando as perdem, ou estão na eminência de as perder. é quando têm a corda já muito, muito, esticadinha que se lembram que afinal as "contas" foram mal feitas... ( ou então estão num estado de demência já tão profunda, que nem isso relevam!)
com que lata vamos nós dizer aos nossos amigos, que nos vamos casar pela igreja, porque acreditamos no casamento como um sacramento católico, ou outro qualquer religioso, se depois logo, logo, nos apontam com exemplos tão fantásticos como este...que eu mesma presenciei!
eu vi! eu estive lá!!!
perante a igreja, eu fui uma testemunha desses votos (supostamente sagrados!)!!!
sinto-me gozada...é uma tristeza! como é possivel?!
mas pronto. é só mais um exemplo de muitos que já conhecemos ou ouvimos falar...
na verdade, ainda estou á espera que alguém me venha desmentir isto. não estou a acreditar assim muito bem... talvez seja uma piadola! esperemos que sim...
ainda assim, se fôr uma piada, diga-se que é de muito mau, péssimo, gosto...
estou chateada.

S. Martinho

Magusto - S. Martinho

Em Portugal, o Outono e a chegada definitiva do tempo frio são comemorados no dia 11 de Novembro, Dia de São Martinho. Neste dia, um pouco por todo o país, comem-se sardinhas, assam-se castanhas, bebem-se vinho novo e água pé e, em alguns pontos do país, ainda há quem reuna familiares e amigos à volta de uma fogueira ao ar livre...

Mas poucos são aqueles que sabem qual o real significado do Dia de São Martinho, ou mesmo o que é o água pé...

Começando pela história de São Martinho, reza a lenda que, "num dia tempestuoso ia São Martinho, valoroso soldado romano, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante... S. Martinho não hesitou: parou o cavalo, poisou a sua mão carinhosamente na do pobre e, em seguida, com a espada cortou ao meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo. E, apesar de mal agasalhado e sob chuva intensa, preparava-se para continuar o seu caminho, cheio de felicidade. Mas, subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol de Estio inundou a terra de luz e calor. Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos homens o acto de bondade praticado pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a benção dum sol quente e miraculoso." É o chamado Verão de São Martinho!"O costume do Magusto, que tradicionalmente começava no Dia de Todos-os-Santos, é simultaneamente uma comemoração da chegada do Outono e um ritual de origem religiosa: o dia do Santo Bispo de Tours (São Martinho) está historicamente associado à abertura e prova do vinho que foi feito em Setembro. O água pé é o resultado da água lançada sobre o bagaço da uva, donde se retirava o pouco de mosto que aí se mantinha. Esta bebida pode ser consumida em plena fermentação ou, depois disso, adicionando-lhe álcool. Assim, diz o ditado popular "no dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho". No fundo, com o São Martinho e o Magusto comemora-se a proximidade da época natalícia, e mais uma vez, a sabedoria popular é esclarecedora: "dos Santos até ao Natal, é um saltinho de pardal!"

podia ser um requiem..mas não é!!! (é bem mais que isso!)

O tempo não perdoa...
O tempo não volta para trás...
O tempo, como tudo... já teve o seu próprio tempo.
O tempo é aquilo que se faz dele...
( O tempo chove...)
O tempo é curto... outras vezes longo...
Passa depressa...ou simplesmente teima em não passar!!
( o tempo..."tá óptimo!"...
...ou então... "uma desgraça..." - quando no elevador!)
O tempo tá preto...
mas a "coisa" tá branca!
O tempo é chato na California!...
O tempo cura, mas não esquece...
(...e é também uma treta em Londres!)
" O tempo...perguntou ao tempo...quanto tempo...o tempo tem..."
Ai, o tempo...
Há sempre um "no tempo em que..."
" Ó tempo...volta pra trás!
traz-me tudo o que perdi-iii!!!"
Mas vamos lá agora a sério...
o tempo ensina, pôxa!...temos de concordar...
(e o que custa! xiça!!!)
O tempo está por cima...
e a Terra tá por baixo...
O tempo não está para ser ave!Ah pois não senhora!(Nem pra comê-las!!!)
E o tempo dura...e duuuuraaaaa...
O tempo, ás vezes, pode ser uma verdadeira merda!!!!
"Ó tempo....!" (tipo quem diz...faz tempo!)
mas "o" tempo...é "O Tempo", ora bolas!!!
e ás vezes, ás vezes... até é fantástico!!!
...e é branquinho na Dinamarca!...
(e loiro e alto, bem sei!...)
( já no Porto costuma ser cinzento...e em Lisboa tem uma luz especial!)
... e " o tempo...respondeu ao tempo...que tem tanto tempo...
Quanto o tempo... o tempo... TEM!"
e com esta... não há mais nada a dizer!
VIVA Ó TEMPO!!!
O TEMPO É AQUILO QUE NOS QUEREMOS LEMBRAR DELE, ora bolas!...
( que não precisa ser triste...basta pensar como foi, e será sempre, bom! e esse será sempre!)
muitos bjs prás meninas, pois ( até!) gosto ( assim mais ou menos, tás a ver?!)
MUITO DE VOCÊS!!!...

quinta-feira, novembro 10, 2005

Já estou com um bocado de saudades.

Está quase a acabar:

quem ainda chega a tempo?

não me obriguem

a fazer o trabalho sujo, que vai contra todas minhas convicções!!!vós sabeis muito bem, que só me redimi a esta tecnologia, porque aí a nossa amiga emigra foi para o estrangeiro!!!
não abusem de mim dessa maneira! (deve ser algum tipo de pecado!) vejam lá!
assim que ela voltar, acabou-se esta história de computadores!!!eu não tenho vida para isto! e ainda por cima, querem mais!!!ainda não chega o vos dei,hein senhores?!? escrevo! mando!envio! até junto images!!!e agora quereis abusar de mim, dessa maneira tão descarada????como sóis possivel???
su...real! não pode! eu não deixo!
minha amiga prp, por muito que me custe...isto não está fácil!!!há uma luta dentro de mim!!!querem abusar das minhas convicções, querem, ou tentando fazer, com que eu...eu...te ensine a escrever um post...é! é isso mesmo!!!e tudo á base de uma miserável chantagem emocional....eu devia prever...atacam sempre os mais fracos!!!como é possivel!!!
-não posso! vai contra tudo o que sempre defendi!
- mas ela é tua amiga!
- bem sei...mas...ela já envio um post...eu vi...estava lá
-olha que não! é a tua imaginação!(hi!hi!hi!)
-(será uma cilada?querem me apanhar...?!)
-se não a ensinares...não terás o prazer de ler um post só dela...!
- não pode! eu vi!!!estava lá! mesmo no principio desta odisseia!
- não era ela!(bolas!será que deixei escapar...não faz mal, esta ótaria não vai perceber...hi!hi!hi!)
-era poi!era pois!
-(isto éuma cilada!ela só ainda não escreveu mais...porque não teve tempo! deve ser isso! tá entretida com o tal italiano...!só pode...)
- então como é? o que é que vai ser? a amiga ou o orgulho preconceituoso contra a tecnologia,hein!?
- ai, não sei! (isto só pode ser uma cabala contra mim!) a minha cabeça tá zonza! tenho de pensar...pensar...qué queu faço!? preciso de tempo...
- olha lá!como vai ser? ó sim, ó sopas! decide-te lá, que eu tenho de azucrinar mais 4 gajos tótós hoje!toca a depachar, se faz favor, sim?!
- uhrmmm!malditos campónios!!!

DILEMA:
-será que devo ajudar a prp e ensinar-lhe a publicar um post?
se sim, liga 265489764
- ou será que me devo manter firme!afinal, ela já consegui publicar um!
se sim liga 598764329
- ou será que devo mandar este panaca á treta e...
tenta ligar o 480642860

então e noticias???ah! pode ser ou tá dificil????essa tal de prp que raio tanto faz, que ainda não vi nada cá?!aí a menina!!!e tu, ó samanta? já tens casa? como foi a primeira semana de trabalho completada? já tens pretendentes altos e louros? já comprou quimquelharia para tornat mais homie o quarto?tem de arranjar...ah pois é!!!
olha eu por cá, enquanto todos foram prá manif, fazer figura de tótós no jornal das 8, eu fui ao meu médico!!!
ah pois! agora só tenho de ir á consulta com o anestesista...ver o dia que mais me convém(assim mais ou menos!!) e cá vou eu!!!(nem me vais reconhecer,óh dina-emigra!)
vá! isto é só para não dizerem que não digo nada e só dou uma de intelectualóide com poemas e afins!
amanha é dia de escrever mais uma saga/novela! tenho de ir preparar esta carinha laróca!!!esperem pela novela de fim-de semana, que eu tanto gosto de escrever para vós, ás quintas!!!

"saí á quinta!não perca! num pc perto de si!!!"

"ooolhóóóó...nóticias do arroooooozzzz ...!!!"

bjos!bjos!

a pedido da sara...desenterrei o passado...!

XXI

- Amo como o amor ama.
Não sei a razão pra amar-te mais que amar-te.
Que queres que te diga mais que te amo,
Se o que quero dizer-te é que te amo?
.................................................................................
Quando te falo, dói-me que respondas
Ao que te digo e não ao meu amor.
................................................................................
Ah! não perguntes nada; antes me fala
De tal maneira, que, se eu fora surda,
Te ouvisse todo com o coração.

Se te vejo não sei quem sou: eu amo.
Se me faltas (...)
...Mas tu fazes, amor, por me faltares
Mesmo estando comigo, pois perguntas -
Quando é amar que deves. Se não amas,
Mostra-te indiferente, ou não me queiras,
Mas tu és como nunca ninguém foi,
Pois procuras o amor pra não amar,
E, se me buscas, é como se eu fosse
Alguém pra te falar de quem tu amas.
..........................................................................
Quando te vi amei-te já muito antes.
Tornei a achar-te quando te encontrei.
Nasci pra ti antes de haver mundo.
Não há coisa feliz ou alegre
Que eu tenha tido pela vida fora,
Que o não fosse porque te previa,
Porque dormias nela tu futuro.
..........................................................................
E eu soube-o só depois, quando te vi,
E tive pra mim melhor sentido,
E o meu passado foi como uma 'strada
Iluminada pela frente, quando
O carro com lanternas vira a curva
Do caminho e já a noite é toda humana.
........................................................................
Quando eu era pequena, sinto que eu
Amava-te já de longe, mas de longe ...
........................................................................
Amor, diz qualquer coisa que eu te sinta!

- Compreendo-te tanto que não sinto,
Oh coração exterior ao meu!
Fatalidade, filha do destino
E das leis que há no fundo deste mundo!
Que és tu a mim que eu compreenda ao ponto
De o sentir...?


XXI,
terceiro tema,
Primeiro Fausto,
Fernando Pessoa(!!!)

(este foi o primeiro de que me lembrei, como é óbvio!afinal, costumava dizê-lo com todo aquele dramatismo , que era suposto, a toda a hora!!!mas como estavas sempre a pedir que te escrevesse o outro...para dares ao sr.Q...pensei!!!
este pedacinho pertence à terceira parte, que se chama A Falência do Prazer e do Amor. avivas-te-me a memória!!!hoje já é tarde, mas amanhã prometo trancrever mais uns trechos que eu amava e que também escrevia em todo o lado...
agora vou...aproveita esta falência e faz bom uso dela!
bjos e desculpa a demora da resposta!!!)

quarta-feira, novembro 09, 2005

Maria Arroz,

só para avisar que alguém que conhecemos bem diz que és parecida com a Charlotte. Espera, näo foi bem assim: a Charlotte é que é parecida contigo. Fifa fiu!

Digo já que näo gosto nada destes testes,

mas já que isto me chegou às mäos (obrigada prp!), e porque alguém me perguntou qualquer coisa do género:

You scored 50% Miranda
You scored 40% Carrie
You scored 10% Charlotte
You scored 0% Samantha

Satisfeito?

terça-feira, novembro 08, 2005

Um homem poderá dizer: já vi tudo - e o seu tédio pode ser aceite como consequência de um excepcional poder de observação (vê tão bem que já viu tudo); mas se um Homem disser: já pensei tudo – apenas confessa a sua limitação intelectual. Já não é o mundo previsível e limitado que tem culpa do seu tédio, mas é a sua própria cabeça a culpada. Não me aborreço porque o mundo não tem imaginação; aborreço-me porque eu não tenho imaginação.A ficção é, assim, em primeiro lugar, uma iniciativa mental (a literatura que sai da «alma» e de outros órgãos ainda mais improváveis parece cometer o pecado inicial, perdoe-se a expressão, de partir da canalização errada), sendo pois a ficção uma iniciativa mental é, pela própria natureza da sua origem, interminável: podemos tentar contar o número de coisas possíveis, mas nunca poderemos contar, até ao fim, o número de possíveis invenções de coisas muito improváveis ou impossíveis – felizmente para a ficção, infelizmente para nós, morreremos antes.
Gonçalo M. Tavares, Jornal de Letras
Ler tudo aqui.

Faz para mais de 48 horas que näo vejo chuva.

Ai

Deixem que vos diga que esta busca por casa, sozinha, numa cidade que se conhece mal e com anúncios onde näo se percebe nada... é uma chatice. E que uma pessoa tem que ouvir! - nem vos digo nem vos conto. (por acaso conto, mas mais daqui a um bocadinho, que tenho que fritar o cérebro aqui com umas situacöes durante um bocadinho).

segunda-feira, novembro 07, 2005

Vistas de Domingo










Two dancers
Edgar Degas

NY Carlsberg Glyptotek
Copenhagen


Vincent Van Gogh
NY Carlsberg Glyptoteke
Copenhagen

Coffe, please

Ninguém devia ser obrigado a trabalhar sem um café decente disponível. Muito menos com este que se bebe por aqui. Haargh.

Um bjufa matinal para as duas!

Ai, tenho que me conter para não vos telefonar a esta hora. Isso é que eu queria, acordar o pessoal às 5 e meia da manhã (daí). Prp, podias aproveitar o tempo para nos ler e - melhor! - escrever! Conta lá dessa vidinha.

Aqui o pessoal (meaning: eu, que - infelizmente - ainda acordo sozinha) vai ali tomar uma banhoca, que o dia está a raiar e já ouço o frio a chamar por mim... Sara... estás lixada, eu hoje vou-te entrar nos ossos e fazer-te tremer o caminho tooodooo.

domingo, novembro 06, 2005

carta

afinem as vozes, por favor...
também a pedido de inúmeras familias....aqui vai:

(um... dois... um, dois, três!)

Querida mãe, querido pai, então que tal?
nós andamos do jeito que Deus quer...
entre os dias que passam menos mal, lá vem um que nos dá mais que fazer...
cá chegou direitinha a encomenda, pelo expresso que parou...em copenhaga...
pão de trigo e linguiça prá merenda
sempre dá pra enganar a saudade...
espero que não demorem a mandar...novidades na volta do correio
a ribeira corre bem, ou vao secar?
como vão as oliveiras de candeio (?!)...
- etc,etc, não me lembro do resto, mas já dá pra ficar com a ideia!
muitos bjos!

momento poético...

a pedido de inúmeras famílias... fui buscar a minha bíblia, o meu manual da vida e de lições de vida...para vós...para ti em especial, minha querida sara (pois foste tu quem me a ofereceu...), aqui vai:

Coimbra, 30 de Novembro, de 1953.

Terra Humana



É inútil resistir.
Por detrás das muralhas da vontade
Mora o desejo, a força que as derruba.
Deixa que nasça, que avolume e suba
Esta maré de seiva e de ternura.
A grandeza do homem, criatura
Que cresce enquanto ama e pode amar,
É saber
Que só despois do gosto de pecar
Lhe vem o gosto de se arrepende.

Miguel Torga

(era este?! espero que sim!!!bjos!!!)

sábado, novembro 05, 2005

Queridas todas (duas),

Allow me to protest, as meninas andam desaparecidas. Onde estão as respostas às minhas perguntas? Os posts da nossa amiga prp (não te vou estragar o anonimato, não vá o diabo tecê-las)? Essas novidades sobre a conferência de concorrência? As novidades da vida?
Enquanto se mantém no silêncio - devem andar atarefadas na intensa vida social lisboeta e eu NÃO VOU FICAR INVEJOSA -, vou contando as minhas situações por aqui. A vidinha corre cool em Copenhaga.
Por agora vou ser resumida, que hoje é sábado e eu gosto de sábados. Tenho umas voltas para dar, uns refreshments para fazer (ai que estou tão english-speaking hoje), quem sabe uma bicicleta para experimentar.
- ontem foi café + jantarada + bar com o pessoal. O café correu mal (para mim) - não dei com o sítio -, o jantar foi porreiro - restaurante monhé giro com velinhas e tudo, conversa óptima, comida melhor (escusado será dizer que me sentia a rebolar quando saí dali), preço exurbitante, tudo normal. E lá caminhámos nós - à chuva, que é como se nem existisse, ninguém lhe liga e eu própria já faço tudo como se nem desse por ela - até ao bar para a inauguração da Cerveja de Natal.
You've gotta love a country that celebrates it's holidays with beer.
E olhem que a cerveja não é mesmo nada má, que quase me senti em casa a ouvir vezes e vezes sem conta que last christmas, I gave you my heart, and the very next day, you gave it away, que de facto as dinamarquesas são drop dead gorgious e que os machos nem por isso.
Lá voltei para cas à hora da cinderela, que o estômago já não aguentava mais nada e os olhos já pestanejavam. Ainda fumei um cigarrinho, lá se foi a vida saudavelzinha.
Agora vou por aí passear e esperar que as duas garotas digam de vossa justiça.
Hej hej!
(ainda não sei dizer beijos, cheira-me que a palavra não deve existir)

sexta-feira, novembro 04, 2005

Maria Arroz, muito importante:

como se chama, como é, onde está aquele poema do pessoa que diziamos de cor a toda a hora, meio dramático, totalmente fantástico? Näo me lembro - e isto näo me sai da cabeca há uns tempos. Esqueco-me sempre de te perguntar - agora lembrei-me.

P.S. já mencionei que este filha-da-mäe-do-teclado näo tem cedilhas?

Como ficar um boi em três tempos:

- esquecer-me do pequeno-almoco-do-pessoal às sextas feiras

- acordar cheia de fome e comer meia caixa de cereiais

- acabar com dois pequenos-almocos reforcados no espaco de uma hora

esta é para a nossa amiguinha!!!!

sobre oddisseia

este texto deve ser lido por pessoas com... muito tempo disponivel!!!
desculpem...mas tenho... "palavrorreia"(?!) por vezes...

uma oddiseia de dia... e de txt...

acordei (tarde!!!)...mas ao menos dormi bem, confesso!
arranjei-me...comi um folhadinho pelo almoço( era de massa tenra!da rita!)
arranjei-me novamente!(lavei a placa! pus uns ganchinhos na trunfa...)
e lá fui eu! onde????tinha aulas, mas o dia não estava para isso...tava mal disposta... além do mais a mãe pediu para fazer uns recados (cartas no correio, buscar uma cadeira no estufador, passe...)
fui então levar o garoto à expo ( para ele deixar lá a viatura, pois ia trabalhar e depois faz muita confusão à hora de saída) e seguimos para tomar um cof na geladaria...assim foi! mas não podiamos demorar muito (pois ele tinha work as 3 e ainda tinha de se vestir...) voltei à terra, para trazê-lo de volta a casa. ainda não sabia o que ia fazer de seguida, mas de certo não queria ir ás aulas...e não fui! despedi-me do b com uma grande beijoka farfalhuda (obviamente estou a gozar!!!era só para vos chatear um pouco com conversa de namoiro!!!) e lá fui eu no meu chumbinho!!! pensei ir ao columbos!!!mas, a 2 circular estava uma seca!
virei então pró aeroporto! e foi aí que me lembrei da minha amiguinha emigra...mas logo depois veio à cabeça a quantidade enorme de vedetas que por ali andariam a passar( desculpa lá sara!foi mais forte!!!) estava a fazer a rotunda para virar para os olivais (pois tinha decidido ir até à baixa!!!) e imaginei como seria bom, encontrar um rob wil, ou bono, ou qualquer coisa do género, para ter o que contar aos meus netos....mas não! nada!!!segui caminho!
quando cheguei perto da expo novamente, para entrar no novo túnel do baptista russu ( recentemente inaugurado para as eleições e já fechado para obras!!!) e apareceu um bimbo rasco, no seu carro podre, a acelar feito anormal! o estúpido queria ultrapassar-me na sua lata velha!!!( e que fique em acta, que só reparei na sua execrável presença pelo enorme ruído que faziam os seus escapes pótentes!) deixei-o passar e lá foi ele...a toda a velocidade e conspurcar o ambiente, tanto pelo barulho estridente, como pelos fumos negros que saíam do escape!!!
entretanto devo ter adormecido...pois só me lembro da parte em que já estou na marginal, junto ao rio, no sinal luminoso da ponte que dá para a estação de sta apolónia... e reparei como é bonita a nossa cidade, mesmo em dias de pouco sol e alguma chuva...( lembrei de uma música também, mas fica para depois!)
continuei então em direcção ao chiado...(passei pela praça do comércio e a árvore deve estar quase pronta!depois mando fotos, assim que souber mexer com isto!)
deixei o carro ir abaixo na subida, pois estava parada no sinal vermelho, distraí-me, e tentei arrancar em segunda...vá lá que ninguém se queixou... entrei para o parque!(achei que era melhor do que ser rebocada, ou assim...) estranho ver este parque sem filas... mas ainda assim, só tive lugar no 5º piso!!!como é possivel...
(fiz um intervalinho na escrita...desculpem...)

mas pronto! lá fui eu para a passeata no chiado! fui aos armazens, pois tenho umas leituras para fazer,e que melhor lugar para encontrar esses livros, que não a nossa fiel amiga fnac!( pensava eu!!) quando lá cheguei perguntei pela secção de arquivistica... e depois de muito procurar, lá descobri 3 miseros livrinhos, onde nenhum era o que eu queria... decidi ir até ao caffé di roma, para fumar uns cigarros!no caminho, acabei por passar pela bodyshop e lá gastei 20$ ( eu queria euros, mas não vejo a tecla...na verdade, acho que ainda não é desse tempo...). mas era um creme que gosto muito...e já tinha acabado...e vale mesmo a pena...acho eu...vale pois!!!(comprei tambem um batom para o cieiro!!!tava a precisar...todos os anos perca dentro de casa o meu...bem, não interessa!já está!!)
depois segui caminho como era previsto até ao caffé, sentei na mesa mais ao canto (é a minha preferida!fica mesmo ao lado da porta de serviço...ali estou bem!!só que desde a última vez que lá estive, trocaram a mesa- era das altas, passou a baixa!-melhor!ninguém me vê!como pareço importante, certo?!)
depois de tomar o cof e de fumar um cigarro, aproveitei e tirei umas fotos da vista! (na verdade já tenho algumas para colecção...)
fui ver que horas marcava o bilhete do parque e só faltavam dez minutos para passar para a segunda hora!!!tinha de me despachar!!!(afinal já tinha gasto dinheiro suficiente na bs...e tinha poucos trocos!) desci as escadas rolantes, mais outras a pé e quando chego à porta dos armazens lembro-me que há ali uma loja que quero sempre ver, mas que está sempre fechada à hora que por lá passo...decidi que devia valer a pena ir! afinal o natal está à porta e pode ser que se encontre uma prendinha para alguém!
fiz mal. muito mal!... a loja não tinha um cagalhão! e pior que isso o meu investimento tinha sido muito mal amortizado... estava mesmo na hora do parque! tinha de me despachar!!!era uma questão de trocos!
lá fui eu num passo rápido, quase quase "quase a correr"(dentro dos modos de uma senhora, é claro!) a ar faltava!pensava: tenho de deixar de fumar! e de próxima não venho de saltos! mas também...quando saí não sabia que vinha para aqui...merda!!)começa a choviscar. ( aí o meu rico cabelo...!) entretanto, tropeço no salto (porcaria de bainha!), feita louca, atropelo uns gajos que não me viram chegar perto (podiam ter-se desviado!não me digas que não repararam em mim?!devem ser gays!só pode!) o salto prende agora na calçada larga ( ai a merda!!!)... mas finalmente chego às escadas do parque: troco um pouco o ritmo das passadas e... ai jesus que vou caindo!safei-me! hora do parque: tinham passado 4 minutos! merda!merda!merda! espero que chegue! deixa ver...2$ (euros!) e 80 c! lá fui eu descobrindo moeda aqui, moeda ali...e consegui 1$50...ainda falta! mas ei sei que tenho mais! onde? onde? ( tenho uma mão enfiada dentro da mala que parece um saco, outra que segura o saco das compras- mesmo choque!- e mais umas moedinhas soltas...mas não estou a conseguir! chegam dois velhos, que começam a olhar tipo "coitadinha!...mas teve dinheiro pra comprar na bs, não foi?!" ai que raiva!!! lá cancelei tudo e já me estava a ver a ter que recolher as quinhentas moedas que lá tinha posto, uma por uma...) safa! veio um 1$50 em duas moedas! ainda há esperança!!!enquanto continuava aminha busca, eles lá fizeram o seu pagamento, fazendo conversa de "ai que esta máquina está a querer comer demais! quanto é que falta? tanto??" e eu sempre com as duas mãos ocupadas ( uma com as comprinhas fúteis, enquanto a outra vasculhava sozinha, ás cegas o conteúdo de tão profundeza mala... já tinha quase a cabeça lá dentro!) eu sei que tenho! eu sei que tenho!
bem, finalmente eles deram o baza e eu recomecei a minha contagem...dez, vinte, vinte cinco, trinta e cinco, e por aí em diante...mas agora o preço era e noventa! chiça!!!devem estar a gozar!!! tinha certo e tudo! toca a vasculhar mais um pedacinho...senão tens de ir ao jaime, beber uma ginjinha e destrocar uma nota grande...lá encontrei, mas eram duas moedas de 2 c e uma de 1c... e a máquina não aceitava...ai o cara... vou começar a dizer asneiras!!!(pode ser que melhor!)pensei : deixa ver na carteira...pode ser que tenha 5 c! e tinha mesmo!!! não só 5, mas 10, 20... e por ai fora...
bem... esquece lá isso! o importante é que já está pago! já estava a transpirar...e vós sabeis que não sou muito disso...eu tinha gotas na testa!!!
agora vamos para o carro. toca de descer 5 pisos com botas de salto! toc-toc-toc-toc-toc...já cá estou! finalmente!chiça! irra! pôças!tava aver que não!
vou para moscavide, afinal prometi à mãe que ia buscar a cadeira...lá fui eu...(seca...seca...isto parece mais longe do que o costume!)chego a moscovo finalmente! portanto...agora tenho de ir para a rua que vai dar aos comboios...como raio é que faço isso??!!só lá fui uma vez( quando fui pôr a cadeira) mas foi a pé...e tive de descer a escadaria com estas mesmas botas a segurar uma cadeira luís XV, que era para restaurar...agora não posso correr o risco de a estragar...além de que tem de haver uma maneira de lá ir parar...eu vi lá carros!!! vou por aqui! sim, confirma, pode ser...agora viro aqui e...olha que ruinha tão estreitinha! voilá! é esta mesma, mas lá ao fundo!é só seguir em fente, certo?!tudo bem, até que um velho moscavidence começa aos gritos!!!( que raio quer o velho?!) afinal era sentido proibido...só percebi quando associei os gritos deles com uma carrinha que vinha na minha direcção...e a rua era sem dúvida demasiado estreita para dois...toca de fazer marcha à ré e... já agora, mais uma vez, de ótaria!!´
lá descobri o resto do caminho...não era dificil...precisava apenas de pericia para passar por aquelas ruas estreitinhas...e essa... eu tinha!!!!achei melhor estacionar, não tinha bem a certeza de onde era a loja, mas não podia ser longe...juntei o peneu demasiado ao passeio. era em frente a um café, que por aquela hora, servia os cheirinhos com café da tarde...ficou tudo a olhar, mas puxei à frente e resolvi tudo!!!toma lá! já na rua, apercebi-me que ainda era um pedacinho longe...e que havia lugar mesmo em frente à loja. fixe! toca de voltar a buscar o carro!toc-toc-toc e lá fui eu. estacionei e fui lá dentro.ainda tive de fazser conversa a dizer 7 vezes o quão linda estava a cadeira!!!(por acaso ficou mesmo bem!) agora não podia nem chegar perto de nada com a cadeira!muito menos na loja!fui de costas com a cadeira nas mãos! não cabia no banco de trás! (isto é, sendo que não era suposto ter moças!) tive de pousá-la no chão e começar a baixar bancos e resto... aparece um bêbado...essa não! gentilmente pergunta se preciso de ajuda...ao que eu, cordialmente, digo que não é necessário, obrigada! mas ele não descolou...e falou, falou...enquanto eu tentava baixar os bancos do carro ( coisa que nos dias que correm não é fácil... como sabeís, o meu chumbinho, é a minha mercearia... carpintaria... estúdio... arrecadação... e tudo mais....) bem tive de me despachar senão , mais minuto era convidade para a festança da despedida de solteiro que ele ia...e que tinha "mulheres e homens!" que sonho...bem...lá vim eu para casinhas!finalmente! o dia não acabou por aqui, mas na verdade, depois deste último episódio, nada de muito diferente se lhe sucedeu...foi o costume, pelas nossas terras...
e pronto...agora vou dar os parabéns a quem conseguiu ler todo este meu dia: parabéns cara leitora!!!(devo lhe dizer que se teve pachorra para ler tudo isto, o melhor é juntar-se ás danças de salão da escola apolo, pois ficar tanto tempo em frente a um computador...não lhe deve fazer nada bem...não se isole...vá sair...tomé um café ou simplesmente faça uma caminhada...qualquer coisa!)
já chega! amanha conto mais coisas...(ou não!)
bjs